Quando seu filho arregala os olhos, aperta as mãos e faz uma carinha de choro, é bom ficar atento. Por mais bobos que pareçam, os medos infantis são uma manifestação clara de que algo não vai bem e de que a criança precisa de um suporte para contornar ou, pelo menos, lidar com a situação.
Para os pequenos, a vida é um turbilhão de novas experiências. O medo é uma resposta natural, pois constrói a percepção dos perigos que corremos. Nessas horas, não subestime a reação do seu filho. Dizer “não tenha medo” não ajuda a entender o mecanismo que gera seus temores. Nesse sentido, o esforço para que ele possa compreender o que se passa é sempre o melhor caminho.
Pensando nisso, neste post, trazemos informações importantes para você a aprender a lidar com os medos infantis e ajudar seu filho. Continue a leitura e saiba mais!
Todos os medos infantis são pertinentes
Em linhas gerais, existem vários tipos de medo. Para cada um deles, há propostas de resolução mais adequadas. O medo de dormir sozinho, por exemplo, pode ser tratado com adequações na rotina da criança. De qualquer forma, em todos os casos, as crianças precisam de cumplicidade. Uma boa conversa certamente pode auxiliar você a traçar estratégias específicas para ajudar.
A imaginação do seu filho é bastante importante
Por outro lado, a conversa não deve ser no sentido de explicar que “o monstro não existe” ou que “nada acontece no escuro”. Muitas vezes, a criança não consegue diferenciar a realidade da imaginação, então anular a percepção dela não vai resolver o problema, já que imaginar é uma prática extremamente importante para ela.
Nesse caso, o que conta é fazer com que a criança entenda que, independentemente do medo, há sempre uma saída ou um suporte. Muitos receios podem ser carregados pela vida inteira. Assim sendo, saber que há um refúgio, seja por meio de conforto ou de experiências que mostram que é possível conviver com o medo, passa a ser um aspecto bastante significativo para o amadurecimento dela.
Filmes que ajudam a entender os medos infantis
Nem sempre é preciso conviver com cada um deles para saber lidar com os medos. A experiência também pode vir por meio de filmes. Para além dos clássicos como Monstros S.A., Família Addams e outras histórias com vilões inesquecíveis, a seguir, listamos alguns filmes que abordam, de forma sensível, maneiras como as crianças encaram esses desafios, trazendo ótimas reflexões. Acompanhe!
O Contador de Histórias (2006)
Um garoto que mora na favela, em uma realidade precária, encontra na educação uma forma de superar seus desafios.
Onde Vivem os Monstros (2009)
Max vai viver em uma floresta mágica onde se torna rei, mostrando como a imaginação pode ser significativa na vida de uma criança.
Filhos do Paraíso (1998)
Ao perder os sapatos da irmã, um menino de 9 anos passa por vários sacrifícios para recuperá-los.
Túmulo dos Vaga-lumes (1988)
O filme mostra dois irmãos lidando com as consequências da II Guerra Mundial, no Japão. Nessa película, pode-se ver o que acontece quando a criança entra em contato com temas sociais sensíveis.
Meu Pé de Laranja Lima (2012)
Nesse filme, um menino briga com um adulto por quem depois acaba se afeiçoando. A história mostra como acontece o processo de assimilação por parte da criança.
Se por um lado o desafio de lidar com os medos infantis é gigante, por outro, trata-se de um processo que pode fortalecer os laços entre pais e filhos. Com uma relação consolidada, é possível garantir um amadurecimento mais saudável para a criança.
Este texto foi útil para você? Aproveite que está por aqui e entenda também como é possível ajudar quando seu filho estiver com medo de dormir sozinho.