Muito mais que decoração, saiba por que investir em móbile para bebê!

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Se você enxerga o móbile para bebê como um mero enfeite, sua opinião está prestes a mudar. Ele é um objeto colocado no berço, logo acima da criança, a cerca de meio metro dela, à frente da linha dos olhos. Sempre acreditamos que ele é apenas uma brincadeira para esse pequeno; mas não.

O objeto já se tornou cultural nas famílias, é fato. E vai muito além de uma peça de decoração. O móbile é importante para o desenvolvimento do bebê em muitos aspectos. Quer saber como? Então acompanhe este texto!

O móbile para bebê e sua importância

O móbile para bebê não é um objeto decorativo somente. Ele é importante para estimular o desenvolvimento visual e motor dos pequenos. Movimentos, cores, formas, músicas. Tudo isso gira em torno do objeto. 

A partir do segundo mês, papais e mamães já podem colocá-lo no berço. É nessa idade que a criança passa a distinguir sons, além de ter uma visão mais focada. Você verá que ele tentará elevar os braços e tocar nos itens que compõem o móbile. Essa mera atividade que pensamos ser muito simples é a busca do bebê pela coordenação de movimento. Se ele emitir som, é um plus, pois estimula a audição.

Móbiles montessorianos

Ainda duvida de como ele é importante para o bebê? Pois existem até móbiles montessorianos. A linha do Método Montessori é simples: é preciso controlar os estímulos ao bebê para que ele os apreenda no momento certo, sem pressa, de maneira adequada à fase do desenvolvimento.

Eles são utilizados a partir de 3 semanas de vida e foram criados para promover o desenvolvimento sensorial das crianças. Além de oferecerem uma percepção cinética e uma experiência visual, desenvolvem a atenção e a concentração. Devem ser trocados a cada 2 ou 3 semanas para manter o estímulo constante.

Os modelos mais adequados de móbile

Seu bebê nasce enxergando vultos. No segundo mês de vida, as cores começam a aparecer. A visão se aprimora mês a mês e evolui até os 2 anos. Por isso, os modelos mais adequados de móbile para bebê devem respeitar essa evolução. No início, procure por objetos mais simples, sem tantos elementos, como os móbiles montessorianos.

Até os cinco primeiros meses, dê preferência aos itens com cores fracas. Assim, você evita o excesso de estímulos que podem atrapalhar o sono. À medida que a criança cresce, já é possível inserir mais estímulos. Os móbiles da Fisher Price são ótimos exemplos.

Bichinhos, carrinhos ou bonecas. Musicais ou silenciosos. Existem inúmeras possibilidades de móbile para bebê. Na hora de escolher o objeto para pendurar no berço, você deve considerar a fase da criança, como apontamos.

O móbile para bebê é um estímulo para o desenvolvimento neuropsicomotor da criança, e não somente um brinquedo. Ao interagir com formas e texturas, e notar sons e cores, ela começa a construir suas percepções auditivas, visuais e táteis, portanto é fundamental para o desenvolvimento dela.

Agora que falamos da importância desse objeto e como escolher o melhor para seu o bebê, que tal verificar os modelos que temos disponíveis no site?

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário