Musicalização infantil: 5 dicas para estimular seus filhos musicalmente

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Ouvir uma canção pode ser muito mais que um momento agradável para as crianças. A musicalização infantil traz muitos benefícios para o desenvolvimento dos pequenos. Aliás, você sabia que bebês que ouvem música desde o útero podem ter uma capacidade de aprendizado melhor?

Sim! Mesmo ainda na barriga da mãe, os pequenos conseguem memorizar as melodias, o que estimula o cérebro. Além disso, a musicalização é capaz de atuar no desenvolvimento da cognição, da coordenação motora, do emocional e da socialização.

Percebeu como é importante trabalhar essa questão com seu filho? Pensando nisso, resolvemos trazer este post com 5 dicas de como incentivar as crianças na música. Vamos lá?

1. Movimentos com as músicas

Dançar e fazer gestos enquanto ouve música é uma ótima maneira de trabalhar a coordenação motora das crianças e ensinar os ritmos, além de ser superdivertido, não é mesmo? A dica aqui é fazer coreografias baseadas nas letras das canções. Por exemplo, a música dos dedinhos em que os participantes realizam movimentos com as mãos.

2. Música na hora de brincar

Brincar é ainda mais legal quando tem músicas animadas. As cantigas de roda, de pular corda, de brincadeiras de mãos e tantas outras que envolvem essas atividades ajudam a aprender sobre ritmos, a memorização e a coordenação motora. Além do mais, auxiliam na socialização, já que várias dessas brincadeiras são feitas em grupos.

3. Instrumentos musicais

Oferecer instrumentos musicais é uma forma efetiva de incentivar a musicalização infantil. Enquanto os bebês se divertem e desenvolvem habilidades com os chocalhos, as crianças maiores podem usufruir de instrumentos apropriados, como reco-reco, triângulo, pandeiro e outros.

Além disso, é possível aproveitar material reciclado, potes, panelas e colheres, por exemplo, para criar os próprios equipamentos e produzir um som bem legal. Assim, vocês conseguem brincar de banda juntos.

4. Cantoria divertida

“Quem canta seus males espanta!”, já fala o ditado. Cantar ajuda a aumentar a autoestima e pode auxiliar a criança a vencer a timidez, por exemplo. Além disso, é um ótimo modo de aprendizado e de memorização. Não é à toa que as músicas são tão usadas na educação infantil para ensinar diversos temas. Vocês podem ensaiar as músicas com as coreografias e brincar de show de talentos.

5. Brinquedos musicais

Hoje em dia é possível encontrar diversos brinquedos musicais adequados para cada fase infantil. Desde os que imitam instrumentos e microfones, até gravadores, livros musicais e os que ensinam cores e sons de animais.

As crianças adoram e se divertem muito com eles! O cuidado aqui é se certificar de que o objeto é indicado para a faixa etária do seu filho.

A musicalização infantil ajuda no desenvolvimento de diversas habilidades das crianças, como o raciocínio, a criatividade, a linguagem e a percepção corporal. Além do mais, estimulá-la em casa é uma oportunidade para que pais possam passar mais tempo junto aos filhos.

Que tal levar essas dicas para os seus amigos? Compartilhe este post nas suas redes sociais. Assim, mais pessoas podem ficar por dentro do assunto!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário