É normal que bebês sintam medo e insegurança ao se separarem do colo da mãe, especialmente durante a noite. Então, muitas vezes os pequenos se apegam a objetos transicionais como naninha de bichinho, como forma de compensar a ausência do aconchego que a figura materna confere a eles.
Muito mais do que apego a um brinquedo, uma fralda ou a um cobertor fofinho, a naninha de bichinho é um importante objeto de transição e proporciona segurança, calma e tranquilidade na hora do sono, além de contribuir de forma significativa na construção da identidade da criança.
Existem várias opções de naninha de bichinho para o seu filho. Veja, a seguir, os principais modelos e o que considerar na hora da escolha!
Quais os principais tipos de naninha de bichinho?
O objeto de transição do bebê pode ser qualquer coisa: uma pelúcia, bonecas, fralda, travesseiro, a chupeta e, até mesmo, os dedinhos. No entanto, existem alguns modelos que são ideais para manter o conforto da criança. Confira!
Naninha de animais
São modelos perfeitos para distraírem o bebê durante o dia e deixarem seu sono mais tranquilo e aconchegante durante a noite. Encontrados em várias opções, como macacos, gatos, cachorros, ovelhas, coelhinhos ou ursinhos, eles são divertidos e também contribuem para o reconhecimento da identidade por espelharem características comportamentais, similares ou complementares, entre o animal e a criança.
Outras opções muito interessantes são as naninhas fantoche, com o prendedor de chupeta e, até mesmo, os que têm formato de travesseiro.
Naninha de pelúcia
Por serem macios ao toque, o bebê se apega com muita facilidade aos bichinhos de pelúcia porque eles têm saliências fáceis de segurar como braços, pernas e orelhas.
Existem também modelos em pelúcia com manta, que são perfeitos para manterem a criança quentinha em dias mais frios, além de serem muito fofos e aconchegantes.
O que considerar na hora de escolher?
No momento da escolha é importante entender o temperamento da criança e avaliar as características do produto para garantir a tranquilidade do bebê e da mãe. Veja algumas considerações relevantes:
Prefira um objeto fácil de lavar
As crianças geralmente carregam os objetos transicionais para todo o lado e é inevitável que suje, portanto duas coisas são fundamentais na hora da escolha: ser agradável ao manuseio do bebê e ser higienizada com facilidade.
Este último detalhe é importante para a manutenção da saúde contudo, a empatia acontece, muitas vezes, pelo cheiro do objeto e não necessariamente pela aparência. Por esse motivo, evite produtos muito perfumados pois a lavagem pode causar a perda do interesse.
Também é recomendável que a mãe entre sempre em contato com o objeto para que o seu cheiro se fixe nele e seja um fator de afeto da criança.
Deixe a criança escolher
Muitas vezes os pais quererem escolher o que dar ao filho a partir de seus próprios critérios. No entanto, a escolha sempre deve ser da criança porque ela poderá usar parâmetros inimagináveis — uma cor, um bracinho que ela consiga agarrar ou qualquer outro.
A naninha de bichinho é um objeto de transição que contribui muito para a individualidade do bebê, então, o mais importante é a experiência que ela proporciona e não sua aparência.
Algumas crianças, entretanto, não demonstram interesse por objetos transicionais. Nesses casos, não é necessário forçar, uma vez que elas encontrarão outras maneiras de continuar seu desenvolvimento.
Gostou do nosso post sobre naninha de bichinho? Então não deixe de conferir as diversas opções de naninhas no site da JC Kids. Aproveite!