O processo de desfraldar: entenda mais sobre esse assunto

4 minutos para ler

Diversos são os desafios enfrentados pelos pais ao criar um filho. Eles começam na primeira infância, quando os filhos ainda são recém-nascidos e seguem até a adolescência e juventude. Um dos grandes desafios enfrentados ainda na infância é o processo de desfraldar, já que existem inúmeras subjetividades em questão, pois nenhuma criança é igual à outra.

Para te ajudar a enfrentar o momento de desfraldar da melhor forma, elaboramos este texto com 3 dicas úteis para você aplicar com seu filho. Continue lendo para saber mais!

1. Espere a criança estar pronta para desfraldar

Como falamos na introdução deste texto, nenhuma criança é igual à outra. Portanto, não existe uma resposta correta e única para a pergunta: “qual a idade ideal para desfraldar?”, já que cada uma possui o seu próprio ritmo de desenvolvimento. Então, o fundamental nesse processo é saber perceber quando o seu filho está pronto para o desfralde.

Alguns sinais são importantes de se observar para ter certeza que a hora chegou. Nos sinais físicos, você deve observar se o coco da criança já é sólido e se ela consegue ficar “seca”, ou seja, sem fazer as necessidades, por pelo menos 3 ou 4 horas. Já sobre os sinais comportamentais, é importante saber se o seu filho consegue andar com firmeza, levantar e abaixar as calças sozinho e dar sinais quando está com vontade de ir ao banheiro.

Assim, observe sempre esses sinais e resista à pressão da sociedade sobre a melhor idade para desfraldar o seu filho se perceber que ele ainda não está pronto. Adiantar o processo só fará com que ele seja mais estressante e demorado do que o necessário.

2. Ajude a criança a se acostumar com o penico

Para parar de usar fraldas é importante que a criança se acostume com o penico. Para isso, você pode deixar mais de um penico espalhado pela casa, fazendo com que ela se familiarize com o objeto.

É muito importante também que você mostre para a criança que o penico é dela e que assim como você faz as suas necessidades no vaso sanitário, ela deve fazer no próprio penico. Incentive e ajude-a a usar confortavelmente o penico, primeiro vestida e depois já sem roupas, sempre estando presente para passar segurança para ela e estreitar os seus laços.

Você pode colar adesivos, escrever o nome dela ou deixar que ela mesma “decore” o próprio penico, para que passe a gostar mais dele. Isso também é importante para estimular a criatividade da criança. Assim, aos poucos ela vai querer utilizá-lo por conta própria.

3. Opte pelo método de desfralde que mais se ajusta à sua rotina

Existem várias estratégias diferentes para desfraldar o seu filho. Você pode começar pelo desfralde diurno e depois o noturno, ou pode tentar implementar tudo de uma só vez. Você também pode fazer o desfralde diurno em etapas, começando o processo somente quando a criança estiver em casa, para depois estendê-lo para quando ela for para a escola ou outros locais.

Nesse caso, o mais importante é escolher uma estratégia que se adapte à sua rotina. Se você tem mais tempo disponível e passa bastante tempo com seu filho em casa, você pode tirar a fralda de uma só vez e agilizar o processo. Se a criança estiver pronta, o desfralde pode levar menos de uma semana.

Já no caso da criança frequentar a escolinha, o ideal deve ser optar por um desfralde mais gradual, já que quando o processo ocorre de uma vez só ele é mais propenso a acidentes. Nesse caso, é muito importante que você a incentive e parabenize-a toda vez que ela pedir para ir ao banheiro.

Existem várias outras dicas que você pode seguir para desfraldar seu filho, como incentivá-lo a utilizar cueca ou calcinha, deixando-o escolher as que ele mais gostar e deixar que ele ande nu quando estiver em casa, para que acostume-se a pedir para ir ao banheiro. Se você gostou deste texto, também gostará de saber como tornar o pai mais presente na criação dos filhos.

Posts relacionados

Deixe um comentário