Beyblade: o que é, história, como escolher e brincar

como brincar de beyblade
5 minutos para ler

De mangá à anime e série na Netflix, as Beyblades são muito mais do que piões modernos de metal. Elas possuem uma história, características marcantes e ainda são capazes de gerar muita diversão para quem brinca!

Mas elas realmente existem em muitas edições e possuem muitas funções, o que torna o processo de escolha mais difícil.

Pensando nisso, a JC Kids preparou esse guia para você que quer conhecer um pouco mais sobre a história do brinquedo e ainda escolher o seu para a próxima batalha. Confira!

O que é Beyblade?

Beyblade é uma série de mangá, de autoria de Takao Aoki, cuja trama consiste em em um grupo de garotos que participa de competições e batalhas de beyblade, os seus piões.

Atualmente, os piões da série, também chamados de Beyblade, são comercializados em muitos lugares do mundo, incluindo o Brasil, e fazem sucesso com as crianças de diversas idades.

A história de Beyblade

Beyblade ou Bakuten Shoot Beyblade estreou como mangá em setembro de 1999 no Japão. A série também foi compilada e traduzida para o inglês para ser publicada na América do Norte, mantendo seu formato original de leitura (da direita para a esquerda).

Infelizmente, o mangá não foi traduzido para o português e, por isso, não chegou a ser publicado no Brasil.

Porém, a série foi adaptada para a televisão e, em 2001, ganhou um anime que estreou no Brasil na TV aberta pela Rede Globo. 

Em 2016, a série estreou no serviço de streaming Netflix, sob o nome de Beyblade Burst. No entanto, a plataforma conta apenas com uma temporada de 10 episódios com aproximadamente 20 minutos cada um.

Por fim, em 2021, o canal oficial da série no Youtube começou a disponibilizar os episódios em portugês, inglês e espanhol.

Já a linha de brinquedos Beyblade, que produz os piões e seus ringues de competição, começou a ser produzida no ano de 2000, no Japão. 

Em 2002, a Hasbro começou a produzir os brinquedos e vendê-los internacionalmente, incluindo o Brasil.

O sucesso foi tanto entre 2000 e 2005, que o brinquedo chegou a vender mais de 100 milhões de unidades mundialmente e, até hoje, conquista muitas crianças.

Como brincar de Beyblade – A Batalha

Cada edição de Beyblade possui mudanças quanto às regras do jogo, no entanto, a maneira de brincar é sempre a mesma e consiste em colocar as Beyblades para girar até que a última fique de pé.

Aqui, vamos te dar algumas dicas gerais sobre como batalhar. Acompanhe!

Para brincar de Beyblade você vai querer se juntar com os seus amigos, assim, vocês podem competir em equipes e até uns contra os outros. 

Além disso, vocês vão precisar de um sistema, que é a arena onde as Beyblades vão girar e disputar o primeiro lugar. A cada geração do anime elas se reinventavam, mas o fundamento da brincadeira se manteve o mesmo.

Para começar a batalhar, vocês precisam contar “3, 2, 1 – LET IT RIP!” e, então, os jogadores lançam as Beyblades e a batalha acaba quando a última ficar de pé.

Ganha o jogador que fizer 7 pontos primeiro. Nas regras da era Metal Fusion, a pontuação é marcada da seguinte maneira:

  • Split Out: +1 ponto se a sua Beyblade girar mais que a do seu oponente;
  • -1 ponto se você encosta no seu oponente durante o lançamento e +1 ponto para o seu oponente;
  • -1 ponto se você não lançar a sua Beyblade na arena corretamente;
  • +3 pontos para o seu oponente se você encostar na arena durante a batalha e a batalha termina imediatamente.

Tipos de Beyblade – O que levar em consideração na hora de escolher

Como o brinquedo existe há muitos anos e conta com muitas versões e tipos, pode ser difícil escolher a sua Beyblade. Por isso, preparamos um guia para você saber quais são os tipos de Beyblade.

Cada Beyblade é diferente e os seus tipos determinam em qual habilidade ela se destaca.

As Beyblades de ataque são agressivas e ótimas para eliminar os componentes da arena o mais rápido possível. Porém, elas não conseguem girar por muito tempo e, assim, acabam perdendo para as Beyblades de resistência.

E por falar nelas, as Beyblades de resistência são as que mais duram na arena girando. Apesar de não serem muito poderosas no ataque e acabarem assumindo uma posição mais defensiva, elas são ótimas para competir com as Beyblades de ataque.

Já as Beyblades de defesa, como o próprio nome diz, são ótimas em resistir a ataques. Como elas fazem isso? As Beyblades de defesa são mais pesadas e arredondadas, o que as permite muita estabilidade. Além disso, elas costumam ficar no centro da arena para fugir das Beyblades de ataque.

Por fim, as Beyblades de equilíbrio possuem um pouco do que há de melhor dos outros tipos de Beyblade. Apesar de não serem especialistas em uma habilidade ou outra, elas podem ser uma ótima opção para batalhar contra todos os outros tipos.

Agora que você conhece os tipos de Beyblade, qual delas vai usar na sua próxima batalha? A JC Kids tem uma variedade de Beyblades para você escolher! Confira em nosso site clicando aqui.

Você também pode gostar

Deixe um comentário