As crianças estão cada vez mais agitadas, até um pouco desatentas. Alguns colocam isso nas costas das novas tecnologias, que chegam até as mãos dos pequenos de maneira muito precoce.
E o que dá pra perceber é que os pais já não podem dar tanta atenção, graças a falta de tempo no dia a dia. Mas, você sabia que características como desatenção e impulsividade podem indicar que as crianças possuem DDA e hiperatividade?
Quer saber o que é DDA e hiperatividade? Então, confira agora o nosso post sobre o tema e saiba como identificar esse comportamento em seus filhos.
O que é DDA e hiperatividade?
O DDA — ou Déficit de Atenção — é uma doença que atinge diretamente o córtex pré-frontal, região do cérebro responsável por diversas funções, como a tomada de decisão, e, principalmente, pelo nosso foco e concentração.
É por isso que um dos principais sintomas de quem possui DDA é a falta de concentração nas atividades que está realizando.
O DDA geralmente é diagnosticado nas crianças que apresentam características como:
-
desatenção;
-
dificuldade para se concentrar;
-
dificuldade de aprendizado;
-
dificuldade de se relacionar com outras crianças;
-
hiperatividade.
Já a Hiperatividade pode se apresentar como um componente do DDA ou como um problema isolado. Ela é caracterizada pela grande agitação por parte das crianças, em um nível bem maior do que as outras que estão na mesma idade.
Esse excesso de hiperatividade impede que a criança passe muito tempo focada em uma única atividade, uma vez que ela sempre mostra impulsividade e aversão em se manter parada por muito tempo. Vale o alerta: nem toda criança que pareça mais agitada tem hiperatividade.
Se você perceber esses sintomas nos seus filhos, procure um médico especialista que já diagnosticou outras crianças. Ele é a pessoa mais indicada para realmente identificar se existe a alteração. Também é possível encontrar alguns testes online que podem sinalizar se a criança possui características típicas de DDA e hiperatividade.
Existe mais de um tipo de DDA?
Sim, existe. O DDA pode se apresentar de 3 formas diferentes:
Tipo Desatento
Esse modelo de DDA se caracteriza pela constante distração das crianças. Elas perdem facilmente o foco, seja numa conversa ou atividade. Algumas são interpretadas de forma errada, já que, muitas vezes, são chamadas, mas parecem não fazer questão de ouvir.
Tipo Hiperativo-Impulsivo
É nesse tipo de DDA que entra a questão da hiperatividade. Então a agitação, a inquietação e a falta de tolerância quando é chamada a atenção, por exemplo, são características das crianças que sofrem com esse problema. A impulsividade também aparece nesses casos, causando uma grande instabilidade de humor.
Tipo Misto
Esse tipo de DDA é uma mescla dos anteriores. Ou seja, junta as características de hiperatividade e impulsividade com a desatenção. Esse é, inclusive, o tipo de DDA mais encontrado em crianças.
Quais os tratamentos para DDA e Hiperatividade?
Diferentemente do que se imaginava antigamente, os tratamentos de DDA não são feitos mais a base de medicamentos. Hoje, a tendência é ajudar a criança no aspecto comportamental e emocional.
Na adolescência, é comum que os sintomas acabem e o jovem continue seu desenvolvimento normalmente. Mas, para alcançar isso, ele vai necessitar de um acompanhamento escolar mais eficiente e uma aproximação familiar constante.
É importante que os pais prestem a atenção e dediquem parte do seu tempo para ver o comportamento da criança ao longo da fase infantil.
O conteúdo te ajudou a entender melhor o que é DDA e hiperatividade? Então, compartilhe este texto nas suas redes sociais e faça com que mais pessoas possam entender melhor sobre um assunto que é tão importante.