Chegaram as férias: um período de descanso e relaxamento. Porém, nem sempre é assim para os pais. Dependendo da rotina de trabalho, fica complicado estar com os filhos em casa. Assim, a colônia de férias pode ser uma atividade bem-vinda para adultos e crianças.
Lembre-se que para as crianças, estar em uma colônia de férias pode ser um momento inesquecível. Ela terá a oportunidade de conhecer pessoas novas, fazer novos amigos e brincar ao ar livre, se desconectando um pouco do tablet e do computador. Por isso, nunca é demais ter cuidado ao escolher o local que seu filho frequentará.
Mas entre tantas opções disponíveis, qual é a melhor colônia de férias para o meu filho? Surpreenda-se: nem sempre a mais cara pode ser a melhor. Há muitos itens que devem ser observados antes de você se decidir. Falaremos abaixo de alguns pontos que podem ajudar você em sua escolha. Confira!
Conheça o local
Solicite uma visita à colônia antecipadamente, de preferência sem as crianças junto. Crianças podem se empolgar com qualquer coisa; você indo sem elas, terá tempo e tranquilidade para avaliar pontos importantes que podem passar despercebidos.
Os brinquedos são seguros? Há uma ampla área de lazer onde as crianças podem brincar ao ar livre? As piscinas são monitoradas por adultos? Há variedade de brincadeiras? As crianças são separadas por idade? Há uma equipe de atendimento caso haja alguma necessidade, caso a criança se machuque ou tenha algum mal-estar?
Essas são perguntas básicas e imprescindíveis ao escolher uma colônia de férias, e se algum desses pontos não for respondido adequadamente ou os responsáveis deixarem você com dúvidas, é melhor pensar duas vezes antes de matricular seu filho.
Procure referências
Um bom indicativo da qualidade da colônia de férias são os depoimentos de mães que já tiveram os filhos matriculados anteriormente. Elas, melhor do que ninguém, podem avaliar o local de uma maneira honesta e focada no interesse da criança.
Procure conhecer as mães, peça opiniões, procure referências na internet – uma boa pesquisa pode trazer à tona pontos que podem ter passado em branco.
Saiba quais são as atividades oferecidas
Geralmente, as colônias de férias oferecem uma série de atividades para entreter os pequenos durante sua estadia. Mas será que as atividades são condizentes com a faixa etária do seu filho?
As crianças brincam todas juntas ou são separadas por idade? Essa é uma questão importante, pois não é adequado que crianças muito pequenas brinquem o tempo todo com as maiores, pois há o risco de acidentes.
Converse com a equipe de apoio
Os monitores são treinados para trabalhar com o público infantil? Possuem experiência? Gostam daquilo que fazem? São cuidadosos? Quantos monitores estão responsáveis por grupo de crianças?
Se forem disponibilizados poucos funcionários para atender a todos, pode acontecer de alguma criança, durante a brincadeira, ser negligenciada ou deixada de lado. Verifique isso cuidadosamente para evitar descaso ou acidentes.
Tomando esses cuidados ao escolher a colônia de férias para o seu filho, você proporcionará para ele um período inesquecível e que, certamente, ficará entre as melhores lembranças da sua infância. Gostou das nossas dicas? Fique por dentro de tudo assinando a nossa newsletter!