O que são jogos pedagógicos e como escolher? Temos as respostas

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Nos dias de hoje, os games eletrônicos dominam a atenção das crianças e preocupam os pais, já que muitos deles podem conter violência e outros temas que não trazem nenhum benefício para os pequenos. A boa notícia é que existe uma alternativa mais saudável para o uso de tablets, computadores e smartphones: você já sabe o que são jogos pedagógicos?

Como o próprio nome diz, eles proporcionam conhecimentos significativos para as crianças, que aprendem brincando e se divertindo. Ficou curioso? Continue lendo esse texto para saber mais sobre eles e como escolher os melhores para o seu filho!

O que são jogos pedagógicos?

Os games comuns focam muito em personagens famosos e apenas em vender uma imagem para as crianças. Já os jogos pedagógicos são criados com uma função a ser cumprida, que vai além de entreter e divertir: eles ensinam algo novo de forma simples e lúdica.

É uma forma de levar diferentes aprendizados para as crianças que, nessa fase da vida, tendem a assimilar rapidamente cada ponto novo. Por conta disso, utilizá-los não é só uma brincadeira, já que eles também estimulam e despertam outros sentidos e conhecimentos.

Como escolher os jogos pedagógicos?

Existe uma infinidade de opções de jogos pedagógicos para escolher, tanto de tabuleiro quanto quebra-cabeças ou eletrônicos — e cada um deles é indicado para um perfil e uma faixa etária diferente.

É preciso oferecer algo compatível com a capacidade da criança, para que ela se sinta engajada e possa entender como o jogo funciona. Para fazer essa escolha, existem alguns fatores que vão ajudar nessa decisão. Veja!

Faixa etária

Se nem todo brinquedo é adequado para qualquer idade, com os jogos pedagógicos a regra é a mesma: cada um deles é destinado a uma faixa etária diferente. Isso acontece porque uma criança de 5 anos apresenta demandas, interesses e habilidades muito distintas de uma de 8, por exemplo.

Tema

Para escolher o melhor jogo pedagógico, é preciso saber se o tema que é proposto durante as partidas será adequado para cada criança. Não adianta entregar um conteúdo relacionado a matemática se ela está começando a ter o primeiro contato com os números.

Momento escolar

Um terceiro fator que interfere na escolha do jogo certo é o momento que a criança está passando na escola. Se ela iniciando o estudo em Geografia, por exemplo, e começando a ouvir nomes de países, uma boa dica é mostrar jogos que utilizem o mapa-múndi.

Quais os benefícios para o desenvolvimento da criança?

Implantar a cultura dos jogos pedagógicos na sua casa cria um processo de aprendizado totalmente diferente do que as crianças estão acostumadas a ter na escola, e pode trazer muitos benefícios para o desenvolvimento delas.

Muitos deles incluem bons métodos de aprendizagem que podem ensinar muito para os pequenos, que aprendem enquanto se divertem. Além disso, os jogos:

  • estimulam a criatividade;
  • melhoram a capacidade de interpretação; 
  • ajudam a criança a tomar iniciativas e decisões;
  • favorecem o desenvolvimento da autonomia;
  • resgatam brincadeiras clássicas;
  • intensificam a interação entre a família.

Quais são os jogos educativos que mais ajudam a estimular a criatividade dos pequenos?

Cada vez mais os pequenos têm acesso aos dispositivos eletrônicos e demonstram muito interesse e curiosidade para manipular esses objetos. Assim, o grande desafio para os pais é fazer com que esse contato seja saudável.

A boa notícia é que existem aplicativos e jogos para as crianças que cumprem a função de incentivar o desenvolvimento delas de forma divertida e lúdica. A maioria deles está disponível nas lojas de aplicativos para iOS e Android e podem ser encontrados facilmente. Confira!

ABCya!

Indicado para crianças maiores de 5 anos, proporciona aprendizados diversos, que envolvem matemática, escrita e ortografia. São muitas opções de brincadeiras, como indicar e selecionar letras e números, por exemplo. O mais legal de tudo é que o seu filho pode jogar sozinho ou com os amigos.

Esse jogo é gratuito, mas, caso queira, é possível comprar a versão familiar — o que é desnecessário, uma vez que a disponível sem custos é muito interessante. Está disponível para iOS e Android.

ABC do Bita

O ABC do Bita é um aplicativo interativo que estimula a criatividade, o raciocínio lógico e a coordenação motora das crianças, sendo de grande ajuda na fase de alfabetização. É indicado para crianças que estão nessa fase escolar e pode ser muito divertido aprender as letras brincando. Está disponível para iOS e Android.

Curiosity Machine

Curiosity Machine é um jogo indicado para crianças maiores, a partir de 8 anos. Nele, seus filhos têm contato com ciência e engenharia por meio de vídeos que demonstram como construir coisas. As crianças também têm a opção de completar desafios e podem contar com tutores para auxiliá-las com conselhos. Excelente para desenvolver o raciocínio lógico dos pequenos. 

Zoo Whiz

Zoo Whiz é indicado para crianças maiores de 6 anos e, como o próprio nome diz, é um zoológico virtual. As crianças podem decorar e brincar com os bichos, fazer atividades de matemática e linguagem de forma agradável e muito interativa. Todas as brincadeiras e atividades têm o objetivo de aprendizagem, são muito interessantes e as crianças adoram.

Play Kids

O Play Kids é repleto de conteúdos educativos e atividades para os pequenos e também para os grandes, pois oferece opções para crianças de 2 a 8 anos. São mais de 3 mil vídeos, livros, desenhos e jogos disponibilizados pela plataforma com o objetivo de estimular habilidades e o conhecimento de mundo. Desenvolve também a consciência de grupo e estimula o trabalho em equipe. Está disponível para iOS e Android.

Ainda que o uso dos aparelhos eletrônicos preocupem os pais, utilizando as ferramentas corretas e com o conteúdo adequado, o seu filho pode aprender de forma rápida e divertida. É uma excelente forma de conciliar o interesse que os pequenos têm por celulares e computadores, com atividades educativas que trazem muitos benefícios para toda a família.

Agora que você já sabe o que são jogos pedagógicos e quais as melhores opções para cada idade e fase de desenvolvimento das crianças, já pode escolher o melhor para o seu filho. 

Se quiser conhecer outras opções de jogos educativos, visite nosso site e se surpreenda com as nossas opções!

 

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário