Nos dias de hoje, os games eletrônicos dominam a atenção das crianças e preocupam os pais, já que muitos deles podem conter violência e outros temas que não trazem nenhum benefício para os pequenos. A boa notícia é que existe uma alternativa mais saudável para o uso de tablets, computadores e smartphones: você já sabe o que são jogos pedagógicos?
Como o próprio nome diz, eles proporcionam conhecimentos significativos para as crianças, que aprendem brincando e se divertindo. Ficou curioso? Continue lendo esse texto para saber mais sobre eles e como escolher os melhores para o seu filho!
O que são jogos pedagógicos?
Muitos games focam muito em personagens famosos e apenas em vender uma imagem para as crianças. Já os jogos pedagógicos são criados com uma função a ser cumprida, que vai além de entreter e divertir: eles ensinam algo novo de forma simples e lúdica.
É uma maneira de levar diferentes aprendizados para as crianças que, nessa fase da vida, tendem a assimilar rapidamente cada ponto novo. Por conta disso, utilizá-los não é só uma brincadeira, já que eles também estimulam e despertam outros sentidos e conhecimentos.
Como escolher os jogos pedagógicos?
Existe uma infinidade de opções de jogos pedagógicos para escolher, tanto de tabuleiro quanto quebra-cabeças e jogos eletrônicos — cada um deles é indicado para um perfil e uma faixa etária diferente.
É preciso oferecer algo compatível com a capacidade da criança, para que ela se sinta engajada e possa entender como o jogo funciona. Para fazer essa escolha, existem alguns fatores que vão ajudar nessa decisão. Veja!
Faixa etária
Se nem todo brinquedo é adequado para qualquer idade, com os jogos pedagógicos a regra é a mesma: cada um deles é destinado a uma faixa etária diferente. Isso acontece porque uma criança de 5 anos apresenta demandas, interesses e habilidades muito distintas de uma de 8, por exemplo.
Tema
Para escolher o melhor jogo pedagógico, é preciso saber se o tema que é proposto durante as partidas será adequado para cada criança. Não adianta entregar um conteúdo relacionado a matemática se ela está começando a ter o primeiro contato com os números.
Momento escolar
Um terceiro fator que interfere na escolha do jogo certo é o momento que a criança está passando na escola. Se ela iniciando o estudo em Geografia, por exemplo, e começando a ouvir nomes de países, uma boa dica é mostrar jogos que utilizem o mapa-múndi.
Quais são os benefícios para o desenvolvimento da criança?
Implantar a cultura dos jogos pedagógicos na sua casa cria um processo de aprendizado totalmente diferente do que as crianças estão acostumadas a ter na escola, e pode trazer muitos benefícios para o desenvolvimento delas.
Muitos deles incluem bons métodos de aprendizagem que podem ensinar muito para os pequenos, que aprendem enquanto se divertem. Além disso, os jogos:
Estimulam a criatividade
Os jogos pedagógicos usam temas do dia a dia das crianças para estimular que elas aprendam se divertindo, as letras, a natureza, os brinquedos etc. Desenhos, quebra-cabeças e enigmas permitem que elas usem o conhecimento na realidade, o que é um grande estímulo à criatividade.
Melhoram a capacidade de interpretação
Como vimos, além de entreterem a criança, os jogos pedagógicos apresentam desafios de interpretação para que elas passem por obstáculos, ganhem pontos e continuem as trajetórias com seus personagens. A melhora da interpretação permite que elas aprendem mais no dia a dia e melhorem seus desempenhos na escola.
Ajudam a criança a tomar iniciativas e decisões
A maioria dos jogos pedagógicos coloca as crianças de frente a paradigmas nas quais elas precisam levar em consideração alguns fatores antes de tomar decisões. Isso, mesmo que possa parecer simples, mostra a necessidade de tomar iniciativa para avançar, além de considerar informações importantes para fazer boas escolhas.
Favorecem o desenvolvimento da autonomia
O desenvolvimento da autonomia acontece quando a criança percebe que as suas ações têm consequências para ela e para as pessoas que estão ao seu redor. Por isso, as decisões precisam ser feitas com cuidado para que ninguém saia prejudicado.
Esse tipo de compreensão é trabalho de maneira lúdica por meio de alguns jogos pedagógicos. São desafios que inserem naturalmente questões éticas para que as crianças pensem antes de tomar uma decisão.
Resgatam brincadeiras clássicas
Muitos jogos disponíveis para desktop, celular e outros dispositivos são baseados em jogos antigos que talvez não façam mais parte da geração de seus filhos. Os temas são inúmeros, desde o raciocínio lógico até o aprendizado de nome de animais e do alfabeto.
Intensificam a interação entre a família
Nem sempre os jogos infantis que mais atraem a atenção das crianças são aqueles que exigem uma performance totalmente individual. A família pode participar dos jogos pedagógicos e criar bons momentos de interação e aprendizado. É uma ótima oportunidade de fortalecer os laços por meio da diversão.
Geram familiaridade com a tecnologia
As crianças vivem no mundo rodeado por tecnologias que exigem algum grau de familiaridade com ferramentas básicas do ambiente digital. Quando elas participam de jogos pedagógicos por meio da internet, por exemplo, os comandos do computador vão se tornando cada vez mais naturais.
Desenvolvem a coordenação entre olhos e mãos
Jogos que exigem o uso de controles, teclados e/ou mouse para operar seus comandos ajudam as crianças a desenvolverem a coordenação entre olhos e mãos. Além de estimularem a familiaridade com a tecnologia, esse tipo de jogo exige que a criança olhe para a tela enquanto usa as mãos para controlar o que está acontecendo.
Estimulam habilidades cognitivas
Os jogos pedagógicos também são ótimas maneiras de trabalhar as habilidades cognitivas desde cedo com as crianças. Trata-se de habilidades que estimulam a compreensão e associação entre conhecimentos, lembranças e novas experiências.
Em outras palavras, com os jogos pedagógicos, a criança aprende brincando que compreender as informações, entendendo como elas fazem parte do mundo, é muito mais útil do que simplesmente memorizá-las e decorá-las. O conhecimento compreendido é a chave para criar, interagir e se expressar com mais facilidade e confiança.
Quais são os jogos educativos que ajudam a estimular a criatividade dos pequenos?
Cada vez mais os pequenos têm acesso aos dispositivos eletrônicos e demonstram muito interesse e curiosidade para manipular esses objetos. Assim, o grande desafio para os pais é fazer com que esse contato seja saudável.
A boa notícia é que existem aplicativos e jogos para as crianças que cumprem a função de incentivar o desenvolvimento delas de forma divertida e lúdica. A maioria deles está disponível nas lojas de aplicativos para iOS e Android e podem ser encontrados facilmente. Confira!
ABCya!
Indicado para crianças maiores de 5 anos, proporciona aprendizados diversos, que envolvem matemática, escrita e ortografia. São muitas opções de brincadeiras, como indicar e selecionar letras e números, por exemplo. O mais legal de tudo é que o seu filho pode jogar sozinho ou com os amigos.
Esse jogo é gratuito, mas, caso queira, é possível comprar a versão familiar — o que é desnecessário, uma vez que a disponível sem custos é muito interessante. Está disponível para iOS e Android.
ABC do Bita
O ABC do Bita é um aplicativo interativo que estimula a criatividade, o raciocínio lógico e a coordenação motora das crianças, sendo de grande ajuda na fase de alfabetização. É indicado para crianças que estão nessa fase escolar e pode ser muito divertido aprender as letras brincando. Está disponível para iOS e Android.
Curiosity Machine
O Curiosity Machine é um jogo indicado para crianças maiores, a partir de 8 anos. Nele, seus filhos têm contato com ciência e engenharia por meio de vídeos que demonstram como construir coisas. As crianças também têm a opção de completar desafios e podem contar com tutores para auxiliá-las com conselhos. É uma opção excelente para desenvolver o raciocínio lógico dos pequenos.
Zoo Whiz
O Zoo Whiz é indicado para crianças maiores de 6 anos e, como o próprio nome diz, é um zoológico virtual. As crianças podem decorar e brincar com os bichos, fazer atividades de matemática e linguagem de forma agradável e muito interativa. Todas as brincadeiras e atividades têm o objetivo de aprendizagem, são muito interessantes e as crianças adoram.
Play Kids
O Play Kids é repleto de conteúdos educativos e atividades para os pequenos e também para os grandes, pois oferece opções para crianças de 2 a 8 anos. São mais de 3 mil vídeos, livros, desenhos e jogos disponibilizados pela plataforma com o objetivo de estimular habilidades e o conhecimento de mundo. Desenvolve também a consciência de grupo e estimula o trabalho em equipe. Está disponível para iOS e Android.
Ainda que o uso dos aparelhos eletrônicos preocupem os pais, utilizando as ferramentas corretas e com o conteúdo adequado, o seu filho pode aprender de forma rápida e divertida. É uma excelente forma de conciliar o interesse que os pequenos têm por celulares e computadores, com atividades educativas que trazem muitos benefícios para toda a família.
Agora que você já sabe o que são jogos pedagógicos e quais as melhores opções para cada idade e fase de desenvolvimento das crianças, já pode escolher o melhor para seus filhos. Os jogos estimulam competências que, em um primeiro momento parecem simples, mas são fundamentais para o desenvolvimento infantil.
Gostou das dicas? Se quiser conhecer mais jogos pedagógicos, visite nosso site e entre em contato conosco. Você vai se surpreender com as nossas opções!