Saiba como incluir as crianças na organização da casa sem estresse

4 minutos para ler

Com o dia a dia cada vez mais corrido, temos ainda menos tempo para a organização da casa, não é mesmo? Mas você sabia que é possível incluir as crianças nessa rotina de arrumação? Pois é isso mesmo! Se parte da bagunça do lar é causada pelos pequenos, nada mais justo que participem da ordenação.

Além de ajudar a ter um ambiente mais limpo e organizado, colocar os baixinhos para organizar a própria “baderna” estimula o desenvolvimento de conceitos importantes para a vida, como disciplina, responsabilidade e independência. Ou seja, só vantagens!

Neste post, falamos como você pode incluir as crianças na organização da casa, sem birras ou estresse. Continue a leitura e confira!

Estabeleça uma rotina

A rotina é algo fundamental para o desenvolvimento dos pequenos. Ter limites e horários para dormir, acordar, tomar banho, fazer as refeições e as tarefas da escola são parte de um cronograma que estimula os sensos de responsabilidade e disciplina, e você pode incluir a organização da casa nessa lista.

Sendo assim, estabeleça um momento do dia para que as crianças possam juntar seus brinquedos e objetos. As maiores já podem fazer algumas atividades de limpeza. Por exemplo, a partir dos 4 ou 5 anos, elas já podem arrumar a própria cama, tirar pó dos móveis e regar as plantas. É importante que as funções sejam dadas de acordo com a idade.

Ensine a arrumar os brinquedos e objetos

Ninguém nasce sabendo. Por isso, até mesmo na organização da casa precisamos ensinar as crianças como fazer. Após o segundo ano do seu filho, já é possível ensiná-lo a guardar os seus brinquedos e objetos. A melhor maneira de realizar isso sem birras é fazer do momento algo divertido, como parte da brincadeira.

Chame-o para colocar os brinquedos dentro dos cestos e organizadores, para guardar sapatos dentro do armário, para organizar o material escolar e assim por diante. Aos poucos, ele aprenderá que é dele a função de deixar suas coisas nos devidos lugares.

Seja exemplo

Na criação dos filhos, aquela ideia de “faça o que eu falo, mas não faça o que eu faço” não é válida. Os pais são os principais exemplos a serem seguidos. Portanto, se você quer que o seu pequeno seja organizado e arrume a própria bagunça, terá que manter as suas coisas organizadas também.

Uma dica bem legal para isso é guardar o objeto assim que terminar de usá-lo, não deixando acumular itens fora do lugar. Além disso, tudo que puder ser resolvido em menos de 2 minutos deverá ser feito na hora. Por exemplo, lavar 2 xícaras, 1 colher e um prato da louça do café leva menos tempo que isso, então faça assim que terminar de comer. Assim, você não vai acumular com a do almoço e manterá a cozinha limpa.

Elogie sempre

Os elogios são reforços positivos. Quando alguém o elogia por algo que fez, não dá mais motivação para continuar fazendo da melhor maneira possível? Pois com as crianças acontece da mesma maneira. O contrário também acontece. Nada é mais desmotivador que alguém dizer que você “não fez mais que a obrigação”.

Sendo assim, sempre elogie seu filho quando fizer as atividades dele, incluindo as da organização da casa. Você pode estimular criando um esquema de recompensa pelas tarefas cumpridas na semana ou no mês, como um passeio que ele gostaria de fazer.

Incluir as crianças na rotina de organização da casa é mais que ter um lar arrumado. É fundamental para ensinar valores que elas levarão para toda a vida e que serão muito úteis na fase adulta, como na carreira profissional. Portanto não hesite em chamar a criançada para arrumar a bagunça!

Gostou do nosso artigo? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e mostre a outros pais como incluir as crianças na organização da casa!

Posts relacionados

Deixe um comentário