Você já se pegou contando uma mentirinha? aquela história de pescador? ou é daqueles que acredita que mentira tem perna curta e abomina veemente a prática?
Pois, no dia 1º de Abril, tá liberado soltar a imaginação e rir com os amigos contando mentiras pequenas, deslavadas e cabeludas! Só não vale esquecer de gritar “1.º de abril!” antes que alguém leve a sério sua brincadeira.
E se você está se perguntando o porquê das mentiras se popularizarem ao ponto de ganhar uma data só delas, continue a leitura que vamos te explicar tudinho sobre essa data!
Origem do Dia da Mentira
A teoria mais aceita diz que o Dia da Mentira surgiu no século XVI na França. Pois é, os franceses mentem a muito mais tempo do que nós!
Isso porque antigamente, na França, o ano novo era comemorado no dia 25 de março, e as festas duravam uma semana e iam até dia 1º de abril. Mas, em 1564, o rei francês Carlos IX adotou o calendário gregoriano, e o início do passou a ser festejado em 1º de janeiro.
Imagine só que confusão! Algumas pessoas não se adaptaram à mudança e continuaram a celebrar a data antiga.
Nos anos posteriores, como forma de brincadeira, começaram a circular nessa data convites para festas que não existiam e falsas felicitações de “Feliz ano-novo”.
O costume se popularizou tanto que a mania pregar peças e contar falsas histórias nesta data percorreu o mundo e dura até hoje!