Conheça 9 Benefícios dos patins para crianças

7 minutos para ler

Você que tem filhos e deseja passar mais tempo com eles, envolvendo-se nas atividades e contribuindo para o aprendizado e o desenvolvimento de seus pequenos, certamente pensa em oferecer uma diversão que não seja tecnológica, como os videogames, tablets, televisão e smartphones. É nessa hora que os patins para crianças surgem como uma boa opção.

Gostou da ideia? Então continue a leitura deste post, pois ele lista os benefícios que os patins trazem para os pequenos, desmistificando aquela velha ideia de que eles são perigosos para a meninada.

Conheça os benefícios dos patins para crianças

Geralmente, meninos e meninas começam a praticar a patinação entre 4 e 7 anos. Por outro lado, é importante lembrar que cada criança tem suas peculiaridades e características. Isso significa que você precisa avaliar a maturidade e a capacidade de concentração da garotada. Também não deixe de certificar-se de que o equilíbrio, a força física e a agilidade para se desviar de obstáculos sejam habilidades presentes.

Afinal, para que o aprendizado e a prática sejam divertidos, é preciso garantir a prevenção contra os acidentes. Portanto, não descuide da segurança! Verifique a qualidade dos patins e prefira os que são certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Além disso, é indispensável o uso de joelheiras, capacete e cotoveleiras, além de roupas que protejam bem a pele do contato com o chão.

Tomadas as devidas providências de segurança, confira a seguir os principais benefícios que os seus filhos podem usufruir com os patins.

1. Aprimora a flexibilidade e a coordenação motora

A patinação exige uma posição certa para garantir o equilíbrio, orientar a movimentação das pernas e facilitar o desvio de obstáculos. Com a prática dessa atividade, a criança passa a melhorar a sua flexibilidade e coordenação motora.

2. Aperfeiçoa a postura

A prática é uma ótima atividade para desenvolver o senso de lateralidade, a resistência, a força e a agilidade. Isso tudo contribui para o aperfeiçoamento da postura das crianças.

3. Ajuda a controlar o peso infantil

Sabemos que é importante manter uma vida saudável desde criança. Como é uma atividade aeróbica, patinar é uma das melhores nesse sentido, pois facilita a queima de muitas calorias. Fazendo uso da diversão, meninos e meninas evitam a vida sedentária e garantem um peso adequado para a faixa etária.

4. Garante a produção de vitamina D

As vitaminas são componentes essenciais para manter uma vida saudável. O fato de a patinação ser um esporte normalmente praticado ao ar livre a torna uma ótima forma de obter vitamina D. Por quê? A principal fonte desse nutriente é a luz solar, uma vez que os raios ultravioletas são capazes de ativar a sua produção.

A falta de vitamina D no organismo pode gerar alguns problemas de saúde, principalmente nas crianças, as quais estão em fase de desenvolvimento do corpo. A deficiência dela enfraquece o sistema imunológico e aumenta os ricos de câncer, problemas cardíacos e doenças autoimunes.

5. Fortalece a musculatura

Quem anda de patins precisa fazer uma série de esforços com os membros inferiores para acelerar e fazer curvas. Esse esforço acaba fortalecendo vários grupos musculares. Por exemplo, são trabalhadas:

  • região lombar: para se locomover, os patinadores precisam flexionar o corpo e acionar a região da cintura;
  • glúteos: para manter o equilíbrio sobre as rodinhas dos patins, os glúteos estão em constante contração;
  • coxas: ao flexionar os joelhos a cada patinada, os músculos da coxa ficam contraídos e trabalhando ininterruptamente;
  • panturrilhas: as panturrilhas também estão em constante movimento, principalmente quando o patinador precisa fazer um freio.

6. Evita doenças cardiovasculares

Engana-se quem pensa que as doenças cardiovasculares acometem com frequência apenas os adultos. Com as mudanças na forma de alimentação e na vida cotidiana, patologias, como hipertensão, diabetes e colesterol alto estão aparecendo cada vez mais cedo nas pessoas.

Mas é possível evitar que essas doenças cheguem até a nossa criançada. Além de prestar atenção no cardápio diário, é importante inserir as atividades físicas, e andar de patins é um esporte que traz uma série de vantagens para além do esforço físico, que deixam a patinação muito mais atrativa: os equipamentos necessários, o passeio até o lugar adequado, a interação com os amigos etc.

7. Ajuda a prevenir ansiedade e depressão

A realização de atividades físicas é uma das principais armas contra a ansiedade e a depressão. Isso acontece porque o esforço físico ajuda a regular a liberação de substâncias pelo cérebro, como a endorfina (hormônio do prazer). Como consequência, a atividade física reduz o estresse, relaxa o organismo e alivia a tensão corporal.

Optar pelos patins para as crianças como forma de atividade física é uma ótima escolha, pois a sua prática é antecedida de um ritual (colocar a munhequeira, cotoveleira e capacete, calçar o patins, direcionar-se ao ambiente adequado etc) que estimula a sua realização e passa a ser diretamente ligado a algo prazeroso e divertido.

8. Incentiva a sociabilidade

Timidez não combina com patinação. Isso não significa que pessoas tímidas não possam fazer patinação. Ao contrário! Patinar é uma atividade relaxante, dinâmica e que favorece as relações sociais, o fortalecimento e a construção de novas amizades, pois ela é praticada em locais públicos, o que estimula a extroversão e os relacionamentos.

9. Contribui para o bem-estar psicológico

Uma atividade que diverte, socializa, queima energia, exige trabalho muscular e provoca sensações de pura emoção e liberdade certamente faz muito bem para o corpo e para o espírito. Por isso, a patinação é uma maneira perfeita de aliar bem-estar físico e psicológico.

Saiba quais são os melhores lugares para brincar

Vamos combinar: patinação dentro de casa está fora de cogitação! Escolha por levar as crianças a parques ou a áreas de lazer do condomínio. São locais que oferecem proteção e segurança, estimulando o aprendizado e afastando as eventuais dificuldades de um iniciantes. Elas devem patinar em espaços planos, com pavimentação sem ondulações, desimpedidos de mobílias e objetos que possam fazê-las tropeçar.

Ao optar pelos patins para crianças como forma de diversão e de estreitamento dos laços familiares, lembre-se de adicionar cumplicidade e incentivo para a execução dessa atividade. Demonstre que você entende que é preciso calma e acolhimento; que a coragem de ir em frente se garante com o amor na retaguarda.

Ficou com vontade de patinar com a meninada? Antes de partir para a diversão, deixe o seu comentário logo abaixo. Conte-nos se planeja começar a patinar com seus filhos ou até uma experiência marcante que você já tenha tido com os patins!

Posts relacionados

Deixe um comentário