Você que tem filhos e deseja passar mais tempo com eles, envolvendo-se nas atividades e contribuindo para o aprendizado e o desenvolvimento dos mesmos, certamente pensa em oferecer uma diversão que não seja tecnológica, como os videogames, tablets, televisão e smartphones. É nessa hora que os patins para crianças surgem como uma boa opção.
Gostou da ideia? Então continue a leitura deste post, pois ele lista os benefícios que os patins trazem para os pequenos, desmistificando aquela velha ideia de que eles são perigosos para a meninada.
Conheça os benefícios dos patins para crianças
Geralmente, meninos e meninas começam a praticar a patinação entre 4 e 7 anos. Todavia, cada criança tem suas peculiaridades e características. Isso significa que você precisa avaliar a maturidade e a capacidade de concentração da garotada e certificar-se de que o equilíbrio, a força física e a agilidade para se desviar de obstáculos são habilidades presentes.
Contudo, para que o aprendizado e a prática sejam divertidos, é preciso garantir a prevenção contra os acidentes. Portanto, não descuide da segurança. Verifique a qualidade dos patins e prefira os que são certificados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO). Além disso, é indispensável o uso de joelheiras, capacete e cotoveleiras, além de roupas que protejam a pele do contato com o chão.
Tomadas as providências de segurança, confira cinco benefícios que os seus filhos podem usufruir com os patins.
1. Aprimora a flexibilidade e a coordenação motora
A patinação exige uma posição certa para garantir o equilíbrio, orientar a movimentação das pernas e facilitar o desvio de obstáculos. Assim, a criança melhora sua flexibilidade e coordenação motora.
2. Aperfeiçoa a postura
A prática é ótima para desenvolver o senso de lateralidade, a resistência, a força e a agilidade, auxiliando no aperfeiçoamento da postura das crianças.
3. Ajuda a controlar o peso infantil
Como é uma atividade aeróbica, patinar facilita a queima de muitas calorias. Fazendo uso da diversão, meninos e meninas evitam a vida sedentária e garantem um peso saudável.
4. Incentiva a sociabilidade
Timidez não combina com patinação. Patinar é uma atividade relaxante, dinâmica e que favorece as relações sociais, o fortalecimento e a construção de novas amizades, pois é praticada em locais públicos, o que estimula a extroversão e os relacionamentos.
5. Promove o bem-estar psicológico
Uma atividade que diverte, socializa, queima energia, exige trabalho muscular e provoca sensações de pura emoção e liberdade certamente faz muito bem para o corpo e para o espírito.
Saiba quais são os melhores lugares para brincar
Vamos combinar: patinação dentro de casa está fora de cogitação!
Escolha por levar as crianças aos parques ou às áreas de lazer do condomínio. São locais que oferecem proteção e segurança, estimulando o aprendizado e afastando as eventuais dificuldades das iniciantes.
Elas devem patinar em espaços planos, com pavimentação sem ondulações, desimpedidos de mobílias e objetos que possam fazê-las tropeçar.
Ao decidir pelos patins para crianças como forma de diversão e de estreitamento dos laços familiares, lembre-se de adicionar cumplicidade e incentivo. Demonstre que você entende que é preciso calma e acolhimento; que a coragem de ir em frente se garante com o amor na retaguarda.
Ficou com vontade de patinar com a meninada? Então, que tal conhecer um modelo de patins ajustáveis que é uma lindeza?