Uma das maiores preocupações dos pais é saber como responder as perguntas das crianças da melhor maneira possível, sem constrangimentos e de acordo com a idade. Afinal, os pequenos podem nos deixar em situações embaraçosas com tantos porquês.
Por isso, é sempre bom se preparar e ter as respostas na ponta da língua. Assim, você aproveita o momento para ensinar valores e conceitos importantes para o desenvolvimento infantil, além de não inibir o seu filho de fazer questionamentos que possam ser úteis no futuro.
Pensando nisso, resolvemos trazer este post com 6 das perguntas mais feitas pelas crianças e como respondê-las. Vamos lá?
1. De onde eu vim?
A resposta para essa pergunta depende do nível de maturidade da criança. As maiores já podem entender como acontece, mas para as menores é muita informação para processar. Sendo assim, você pode responder que papai e mamãe gostariam muito de um filho, então “papai plantou uma sementinha na barriga da mamãe e ela começou a crescer”.
2. Por que meninos têm pênis e meninas têm vagina?
Dependendo da idade da criança, você não precisa desenvolver toda a questão da biologia de homens e mulheres. É preciso simplificar as coisas para os pequenos. Você pode dizer que, assim como os seres vivos, ter pênis ou vagina é uma característica da pessoa.
3. Por que existem pessoas boas e pessoas más?
Essa pode parecer uma pergunta simples, mas é importante saber como respondê-la para ajudar na construção da consciência de seu filho. É uma oportunidade para explicar sobre o livre-arbítrio e as consequências das boas e más escolhas que fazemos na nossa vida e na vida dos outros.
4. Para onde foi o vovô (ou outra pessoa que tenha falecido)?
A morte é sempre uma questão delicada para todos nós, ainda mais para uma criança que não entende muito bem. Você pode responder de acordo com suas crenças ou simplificar que a pessoa que morreu foi para o céu ou que virou estrelinha, por isso ela não consegue mais voltar.
5. Por que aquela pessoa é desse jeito?
Uma das situações bem constrangedoras para os pais é quando os filhos perguntam sobre alguma característica física de alguém, ainda mais na frente da pessoa em questão. A melhor forma de responder é que os indivíduos são diferentes, cada um tem suas características que o transformam em únicos e igualmente importantes.
Depois, quando estiverem a sós, diga que não é legal apontar o dedo ou fazer esse tipo de pergunta na frente das pessoas, pois algumas podem ficar com vergonha. Mas que a criança pode perguntar para você quando estiverem sozinhos.
6. Por que o papai (ou a mamãe) não mora mais aqui?
Outra questão difícil para o entendimento das crianças é a separação dos pais. Por esse motivo, é preciso ter tato na hora de conversar sobre isso. O maior medo dos pequenos é achar que não vai ver a pessoa que não mora mais com eles.
Dessa maneira, é interessante tranquilizar seu filho que ele continuará vendo a mãe ou o pai. Fale que, por coisas de adultos, papai e mamãe não puderam mais morar juntos, mas que vão continuar sendo pai e mãe dele e que continuarão tendo contato de maneira um pouco diferente.
As perguntas das crianças podem ser um tanto quanto difíceis de responder ou constrangedoras. Entretanto faz parte da infância e são importantes para o desenvolvimento infantil. Por isso, saber como respondê-las é fundamental para ajudar o seu filho no entendimento do mundo.
Nosso post foi útil para você? Então compartilhe-o nas suas redes sociais e ajude outros pais a lidarem com os porquês dos filhos!