Se o seu filho está prestes a completar 6 meses de vida, você já deve estar preocupada com a alimentação dele, não é mesmo? Pois é a partir dessa idade que eles deixam de tomar apenas o leite materno e começam a entrar no mundo das papinhas, descobrindo novos sabores e texturas.
E para que isso aconteça da melhor forma, além dos alimentos, também é preciso pensar no pratinho para bebê e todos os utensílios que o acompanham.Afinal, a segurança do seu filho deve estar em primeiro lugar, e nós sabemos que existem muitos materiais que podem prejudicar a saúde dos pequenos por aí.
Mas não há com o que se preocupar, é exatamente para explicar melhor essa história que preparamos este texto. Por isso, se quer saber como escolher o pratinho e outros utensílios ideais para a alimentação do seu filho, continue a leitura!
Quais são os utensílios necessários para a alimentação do bebê?
Antes de falar sobre o que considerar na hora de escolher o pratinho da criança, vamos lembrar os outros utensílios que você pode precisar nesse momento?
Bom, para começar é preciso pontuar que é muito importante criar uma rotina no momento da alimentação. Isso porque o bebê precisa se acostumar que quando está na mesa, diante do alimento, aquele é o momento de comer.
E ter os materiais que são só dele, além de ser mais seguro, ajuda nessa ambientação e incentiva-o a comer, principalmente se forem interativos e chamarem a atenção dele. Para isso, cores, texturas, maciez e vários outros elementos podem ajudar.
Confira uma lista de coisas essenciais para esse momento:
- Cadeirinha de alimentação
- Pratos
- Talheres
- Babador
- Copo de transição (com alça e canudo)
- Tigelinhas para lanches
O que considerar no momento da escolha?
Materiais que não fazem mal ao bebê
Antes de comprar, verifique se o material pode ir ao microondas e ao congelador. Além disso, se for de plástico, certifique-se de que o produto é livre de Bisfenol A, isto é, BPA Free. Essa substância pode liberar toxinas se exposta a diferenças de temperatura.
As talheres devem ser macias, para não machucar o seu pequeno. Por isso, silicone pode ser uma boa opção. O pratinho pode ser encontrado de diversas formas, tem os mais molinhos que podem ser fixados na mesa e os que possuem um material mais consistente.
Fácil higienização
Além de considerar o bem-estar da criança, os utensílios devem beneficiar também os pais. Afinal, sabemos que a rotina já é corrida e ninguém quer perder muito tempo na higienização desses itens não é mesmo? Então escolha materiais fáceis de limpar e que podem ir à lavadora.
Facilidade de uso
Quando o bebê começa a querer se alimentar sozinho você já deve estar preparada para a bagunça! Mas alguns pratinhos já vêm com uma tecnologia especial que impedem-no de virar o pote. Logo no início dessa fase, também é bom evitar pratinhos muito altos, pois eles ainda estão aprendendo a ter coordenação para tirar os talheres de lá de dentro.
E por falar em talheres, lembre-se de pegar aquelas que se adequam ao tamanho da boquinha do bebê. Se forem macios, como os de silicone, o seu filho ainda pode usá-los como mordedor, que ajuda a aliviar a coceira de quando os dentinhos estão nascendo.
Com base no que foi apresentado, esperamos que você já esteja pronta para escolher o pratinho e os utensílios certos para a alimentação do seu filho. Lembre-se de ficar atenta aos materiais utilizados no pratinho para bebê e outros utensílios, além da facilidade de usar e de limpar. Cores e formas podem ser ótimas para ajudar no processo.
Quer entender ainda mais sobre o assunto? Então confira, também, nosso artigo com dicas para melhorar a qualidade do sono do bebê.