4 dicas para ajudar os filhos na primeira vez na escola

4 minutos para ler

A reação dos pequenos sobre a primeira vez na escola varia bastante. Alguns ficam muito animados e ansiosos para começar a estudar e conhecer novos amiguinhos. Em contrapartida, há crianças que se recusam a ir, começam a chorar, dizem que não querem ficar longe dos pais ou até mesmo sentem medo.

Além da ansiedade do seu filho, é preciso lidar com a sua. As expectativas e receios dos pais também existem, principalmente porque ele estará sob os cuidados de outras pessoas, aspecto esse que pode gerar inseguranças.

A seguir, daremos algumas dicas práticas, para que você possa ajudar o seu pequeno nesse processo de adaptação. Confira!

1. Converse com a criança

Uma boa e animadora conversa é a base de tudo, principalmente em casos de expressivas mudanças de rotina. Então, antes da primeira vez na escola, sente de maneira descontraída e fale para o pequeno que ele se divertirá muito lá, explique sobre os professores e outras crianças.

Faça o possível para transformar o ambiente escolar em divertido e lúdico, focando nas brincadeiras que ele fará, nos brinquedos que usará e tudo aquilo que ele aprenderá. No entanto, também não esconda que o seu filho precisará estudar e respeitar as regras dos professores, mas que rapidinho chegará a hora de ir para casa.

2. Passe segurança no momento da despedida

Sem sombra de dúvidas, o momento mais difícil, tanto para as crianças quanto para os pais, é o momento da despedida. As mamães sempre sentem aquele apertinho no coração e, os pequenos, o medo da separação. Para tornar esse processo mais fácil, tente não demonstrar a sua ansiedade, principalmente por meio de frases, como: “ logo estarei de volta! ”. Na hora de buscá-lo, reforce isso dizendo “viu como foi rapidinho e eu voltei?”.

Cada criança se adapta de uma maneira diferente e em seu próprio tempo. Essa fase de sentir segurança, por exemplo, pode ser um pouco mais difícil, porque também dependerá se ela está gostando do ambiente escolar, para que se sinta bem e segura lá.

3. Não ofereça recompensas

Desde a primeira vez na escola, o pequeno precisa entender que o ambiente escolar não é um problema que mereça recompensas ou prêmios. Então, tente fazer com que o seu filho entenda que essa é uma obrigação dele, para que já comece a ter noção e senso de responsabilidade. 

4. Não mude a rotina

Isso vale não só para a primeira vez na escola, mas também até que sinta a adaptação do pequeno e que ir para aquele ambiente já se tornou normal. Evite fazer trocas expressivas, como brinquedos, camas, não tente tirar a fralda ou a chupeta, entre outras coisas que o seu filho pode estar acostumado.

As mudanças precisam acontecer de maneira natural e isoladas, sendo que o início da vida escolar já é uma grande mudança para ele e que requererá uma grande força de adaptação. Então, tenha calma.

É comum que a primeira vez na escola seja marcada por choros e pela sua ansiedade e insegurança. Porém, é preciso entender que esse processo é necessário e que logo se transformará em um momento natural e normal na rotina do seu pequeno. Portanto, tente não transparecer a sua insegurança e sempre esteja presente, para que possa identificar possíveis dificuldades de aprendizado ou outras questões relacionadas. 

Seu dia a dia é muito corrido? Então, assine a nossa newsletter e receba dicas e novidades por e-mail e leia em qualquer lugar!

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-