Sinal de alerta: saiba como identificar problemas de aprendizagem

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Além da dedicação do aluno, sabemos que para obter um bom desempenho escolar é necessária a união entre estudante, família e escola. Afinal, somente assim é possível sanar quaisquer problemas de aprendizagem que possam surgir durante a trajetória da criança ou do adolescente.

Mas mesmo com esse esforço coletivo, perceber que algo não está certo nem sempre é uma tarefa fácil. Para ajudar você nessa missão, listamos 4 formas de identificar se seu filho está com problemas de aprendizagem. Acompanhe! 

Converse com os professores

A primeira forma de entender quaisquer problemas que possam estar ocorrendo na escola, inclusive os de aprendizado, é conversando com os professores. Mas isso deve ser feito de forma preventiva e não somente quando você é chamado pela coordenação porque seu filho brigou com o coleguinha.

Portanto, mostre-se interessado e mantenha uma relação cordial com a escola sempre, principalmente com os professores. Se possível, opte por levar ou buscar seu filho no colégio, assim poderá ter contato com o educador e perguntar constantemente sobre o desempenho da criança.

Além disso, sempre esteja presente em reuniões, apresentações e confraternizações promovidas pela instituição.

Verifique se a criança tem problemas de visão ou audição

Muitas crianças não conseguem aprender adequadamente devido a questões de saúde. Às vezes, não é falta de esforço ou de inteligência, mas algum problema externo que acaba prejudicando o desempenho do seu filho na escola.

Portanto, esteja com os principais exames da criança sempre em dia, especialmente os de visão e audição, que impactam diretamente no desempenho escolar. Outras disfunções comuns são hiperatividade e deficit de atenção.

Então, se o seu filho não sabe o que o professor falou na escola, talvez não seja má vontade, mas algo que exija mais atenção, como audição ruim ou deficit de atenção. Crianças muitas vezes não sabem como expressar esses problemas, por isso, é papel dos pais e da escola cuidar desses aspectos. Esteja atento!

Analise o comportamento

Você conhece o seu filho melhor do que ninguém. Portanto, com um pouco de atenção poderá perceber qualquer alteração de comportamento.

Dependendo da idade do seu filho, ele já está nas redes sociais. Se for o caso, esse também é um ambiente que precisa ser analisado. Ele é uma criança ativa e falante e está calado de uns tempos para cá? Tornou-se revoltado e agressivo? Esses, com certeza, não são bons sinais.

Se não é em casa, há grandes chances de que seja um problema na escola, e isso com certeza resultará em problemas de aprendizagem.

Se o comportamento de seu filho não estiver normal, converse com ele, procure a instituição de ensino ou até mesmo a ajuda de um profissional da psicologia. 

Dialogue com seu filho

Grande parte dos problemas do mundo, especialmente os familiares, poderia ser resolvida com um bom diálogo. Mas, da mesma forma que recomendamos agir com a escola, você deve fazer o mesmo com seu filho. Faça com que o diálogo seja um hábito da relação de vocês e não ocorra somente quando algo está errado. 

Converse com a criança todos os dias sobre a escola, a rotina, os professores, os amiguinhos e quaisquer outros assuntos. Desenvolva uma relação de amizade e proximidade. Assim, se ela estiver passando por qualquer problema de aprendizagem ou de outra natureza, com certeza vai contar para você.

Diagnosticando rápido, você conseguirá agir imediatamente e encontrar a melhor solução. Por isso, o diálogo é fundamental. Só ele fará com que o seu filho confie em você.

Dica bônus: veja alguns livros que podem ajudar

Além de todas as dicas que já citamos aqui, ler alguns livros de psicologia infantil pode ser bem útil nesse momento. Afinal, conhecimento nunca é demais, não é? 

Alguns bons títulos são: “Inteligência emocional infantil e juvenil: exercícios para cultivar a força interior” de Linda Lantieri e Daniel Goleman; “O cérebro da criança” de Daniel J. Siegel e Tina Payne Bryson; e “A psicologia da criança” de Jean Piaget.

Agora que você já sabe como identificar problemas de aprendizagem, que tal aprender algumas técnicas para tornar o aprendizado do seu filho ainda melhor? Você sabia que a musicalização infantil tem esse poder? Saiba mais sobre a importância da música na educação das crianças!

 

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário