Pulseiras e miçangas: brinquedos que estimulam a criatividade!

4 minutos para ler

Os brinquedos artesanais, principalmente quando feitos pelas próprias crianças, são uma maneira extremamente atrativa de incentivá-las a criar e usar diferentes materiais para se divertir. As produções que envolvem o uso de pulseiras e miçangas, por exemplo, são ótimas opções para dar início a esse tipo de brincadeira.

São materiais muito simples que podem gerar adereços divertidos e momentos de lazer entre os familiares. O papel dos adultos, nesse caso, é o de fornecer os instrumentos para que as crianças possam criar. A partir daí, vale a pena sugerir as primeiras ideias, ajudá-las no processo e curtir o tempo com seus filhos.

A seguir, veja mais sobre como os brinquedos ajudam na criatividade e os benefícios de usar pulseiras e miçangas com os pequenos!

Veja como bons brinquedos estimulam a criatividade

Brincar com seus filhos é a melhor forma de reconhecer as habilidades que eles têm. As crianças crescem rapidamente e só o acompanhamento permite que os adultos aprendam e respeitem o que é esperado em cada uma de suas fases. Bons brinquedos servem de ponte para a interação com os familiares.

Já pensou em fazer um colar? Basta um elástico e um conjunto de miçangas. A criança escolhe o tamanho do elástico (afinal, ela também pode querer fazer uma pulseira) e pede para um adulto cortá-lo. Depois, é só fazer um pequeno nó em uma das pontas.

A partir daí, basta ensinar que se deve colocar cada miçanga na ponta do fio com muito cuidado até que ela chegue a outra ponta. É uma atividade incrível! A criança pode escolher quais miçangas deseja usar, com diferentes cores e tamanhos.

Conheça os benefícios de pulseiras e miçangas para as crianças

Embora sejam materiais muito simples, pulseiras e miçangas exercitam habilidades muito importantes:

Habilidades motoras

Para fazer pulseiras, colares e tornozeleiras com a miçanga, a criança começa a estimular suas habilidades motoras e sensoriais. Ela precisa de controle do movimento das mãos para colocar as miçangas no elástico e destreza para fazer o nó final para amarrar o adereço.

Percepção visual

As miçangas e os elásticos podem ser de diferentes cores e tamanhos. Isso permite que a criança vá criando os adereços e se familiarizando com os nomes de cada cor. Além disso, ela escolhe o tamanho dos elásticos de acordo as extremidades onde o adereço será colocado (pulso, pescoço ou tornozelo).

Aumento da concentração

As crianças sabem que precisam ter o cuidado de produzir os brinquedos com os materiais para depois aproveitá-los. Todo o caminho até o final precisa de algum grau de concentração, o que não é mesmo um problema, uma vez que a feitura dos brinquedos artesanais é um processo muito atrativo e divertido.

A atenção dedicada à produção de pulseiras e miçangas mostra de maneira lúdica o quanto é bom aproveitar os frutos do esforço. As crianças se sentem satisfeitas e orgulhosas de si quando perceberam que dedicaram uma concentração para produzir seus próprios adereços.

Fazer brinquedos com pulseiras e miçangas pode ser uma diversão para os pequenos, principalmente quando os adultos entram na brincadeira e participam da produção. Por isso, estimule o pensamento lúdico desde cedo e faça com que a criança experimente diferentes formas de brincar e aproveitar sua idade da melhor forma possível!

Gostou das dicas? Já usou esses ou outros materiais para fazer novos brinquedos? Conte a sua experiência nos comentários!

Posts relacionados

Um comentário em “Pulseiras e miçangas: brinquedos que estimulam a criatividade!

  1. Tanta coisa a criança pode fazer tanto com o Lego quanto com a massinha. É muito enriquecedor. A criança aprende brincando. Criatividade é o que não falta nas crianças. A gente só une o útil ao agradável.

Deixe um comentário