Quais os principais benefícios dos brinquedos de montar?

3 minutos para ler

Investir em produtos que são pensados especialmente para o público infantil e não representam riscos é indispensável. Apesar de todos os anos novos brinquedos de montar surgirem no mercado, alguns são tradicionais e sempre têm espaço na vida dos pequenos.

Durante os primeiros anos de vida, as crianças começam a ficar mais curiosas e tentam pegar qualquer objeto que esteja por perto. Porém, como a maioria das pessoas já sabem, nem todo item é adequado porque pode ser levado à boca e causar acidentes.

Antes de conferir sugestões de modelos, que tal conhecer os benefícios dos brinquedos de montar? Vamos lá!

1. Estímulo à criatividade

A curiosidade é algo natural e muito presente na rotina das crianças. Ter um bebê em casa é lembrar como o mundo pode ser complexo e atrativo, mesmo que seja composto por objetos simples do dia a dia.

Por essa razão, nada melhor que disponibilizar brinquedos de montar para que o seu pequeno desenvolva a criatividade e aprenda por meio de movimentos, tentativas e combinações.

2. Desenvolvimento da concentração e da coordenação motora

Os bebês têm seus sentidos muito sensíveis, por isso, podem se assustar e chorar com facilidade. Com o tempo, a capacidade de se isolar dos ruídos ambientais é desenvolvida e os brinquedos de montar podem fazer parte disso.

Outro ponto significativo está no fato de que a coordenação motora é trabalhada de uma forma espontânea e dinâmica, pois o bebê é movido, naturalmente, pela curiosidade de associar diferentes formas e objetos.

3. Aprendizado de formas e cores

As cores e formas existentes em um ambiente estão esperando para serem desbravadas pelos pequenos. Uma maneira segura de permitir esse contato é fazer com que ocorra por meio dos brinquedos de montar.

Essa também é uma oportunidade de promover a integração entre os membros da família e o bebê. As habilidades sociais são desenvolvidas desde muito cedo. Pode parecer que não, mas momentos como esse tornam as crianças mais autoconfiantes e sintonizadas com as outras pessoas.

O raciocínio lógico e matemático, bem como o geográfico, estão intrinsecamente relacionados às competências do aprendizado adquirido durante as primeiras etapas da vida. Nessa fase não há pensamentos de dúvida, apenas curiosidade. Quanto maior for o proveito tirado desse fato, melhor será o desenvolvimento do bebê.

4. Aprimoramento das funções cognitivas

A descoberta dos conceitos espaciais, a identificação da linguagem corporal e do som das palavras enquanto outras pessoas dialogam, o simples ato de combinar formas que acontece enquanto o bebê usa os brinquedos de montar, são resultados diretos dos processos cognitivos.

Logo, não é difícil entender por que os benefícios desse tipo de diversão são tão enfatizados e valorizados por pedagogos, pediatras e outros especialistas que lidam com o público infantil.

Atividades com brinquedos de montar trazem muitos aprendizados. O Lego é um grande representante dessa categoria. Com ele seu pequeno pode desenvolver o senso crítico e resolver problemas enquanto descobre como as partes estão relacionadas.

Agora que você já sabe quais são os benefícios imperdíveis dos brinquedos de montar para o desenvolvimento e a diversão do seu bebê, que tal conhecer algumas opções disponíveis em nossa loja?

Você também pode gostar

Deixe um comentário