Um dos maiores desafios e conflitos dos pais é incentivar mais a independência de seus filhos ainda na infância. Crianças são naturalmente mais dependentes de seus responsáveis e pode ser difícil, pelo afeto da relação, que pais entendam a hora de introduzir mais autonomia.
O método Montessori foi elaborado com essa base de ajudar crianças a serem mais independentes desde muito cedo. Ele foi criado por Maria Montessori, uma médica e pedagoga italiana. Para o método, é importante a observação, compreensão e respeito ao desenvolvimento natural infantil.
Para ajudar na teoria e prática da educação montessoriana, a decoração da casa e, especialmente do quarto, são pontos relevantes. Um quarto montessoriano auxilia para a imersão da criança e dos pais nesse método de aprendizagem.
Entenda como funciona o quarto montessoriano e como essa decoração colabora para o desenvolvimento infantil.
O que é o quarto montessoriano?
Uma das características facilmente observáveis para reconhecer um quarto montessoriano é a disposição de seus móveis. Eles ficam nas partes baixas, à altura e alcance das crianças. O conceito disso é fácil de entender: é um quarto para o uso da criança e não de um adulto.
Com essa disposição dos móveis, além de outros elementos no cômodo, a criança pode ter mais autonomia para pegar os objetos que deseja, além de conhecer e explorar seu próprio universo infantil.
É possível reconhecer a decoração montessoriana em diversas escolas tanto de ensino público quanto privado. Por sua eficácia no desenvolvimento cognitivo, o método Montessori tem sido empregado cada vez mais e há mais de um século pelo mundo.
Como ele ajuda no desenvolvimento infantil?
É natural da criança a busca por autonomia e liberdade de escolhas. Muitos pais, ao falarem não ou a serem chamados a todo momento, sentem a dependência que as crianças têm deles e podem ver muitas atitudes que são naturais como teimosia, birra, insistência.
O quarto montessoriano auxilia para que pais respeitem a natureza do desenvolvimento da criança, incentivem a independência e a busca por autoconhecimento, pensamentos e ações autônomas.
Essa independência desde cedo, começando na primeira infância e acompanhando o crescimento das fases da criança, também auxilia para a não criação de crenças limitantes e medos que podem ser comuns na infância e, muitas vezes, deixam rastros que são observáveis ao longo da vida.
Como um quarto pode promover autonomia?
A relação da criança com os objetos ao seu redor ajuda com que ela faça suas próprias escolhas. A escolha própria de com qual brinquedo quer brincar, por exemplo, e pegar sozinha, fazendo seus movimentos de andar, segurar, trazer para perto o brinquedo é um senso de autonomia.
E essa autonomia também vem carregada de responsabilidade. Uma vez que é muito mais fácil para a criança espalhar seus objetos e bagunçar imensamente seu quarto, a sugestão é que os pais a ajudem a arrumar, ou, dependendo da idade da criança, deixar com que ela arrume sozinha e respeitar sua forma de organização.
Deixar com que crianças participem da arrumação de seu próprio quarto também é prepará-las, desde cedo, para ter mais consciência de manter seu espaço organizado, sem esperar ou sobrecarregar outras pessoas.
Por que pode ser um desafio para os pais?
Naturalmente as crianças continuarão com a dependência dos pais ou responsáveis. E o método montessoriano não significa que a criança não deva nunca ouvir não e que os pais devam aceitar tudo o que elas querem fazer no momento. Os nãos continuam sendo importantes.
É um exercício conjunto entre os pais conseguirem dar espaço para que seu filho se desenvolva e aprenda mais sobre o universo ao seu redor. É importante que os pais saibam que crianças não são bebês eternos e nem espelhos deles mesmos.
Crianças são seres humanos em crescimento. Elas estão descobrindo o mundo e querem mostrar seu ponto de vista, buscar resposta em diferentes fontes e são naturalmente exploradoras. Crianças se comportam dessa forma, ao seu modo, da mesma maneira que cientistas. Crianças são cientistas de si mesmas.
Como montar um quarto montessoriano?
Um quarto montessoriano pode começar desde o nascimento da criança e, em caso de crianças maiores, também pode ser empregado. Ele vai além de ter móveis pequenos e ao alcance dos filhos.
Veja algumas dicas de como montar um quarto montessoriano:
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escolha móveis com cantos arredondados;
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opte por móveis que não sejam fáceis de virar;
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coloque tapetes antiderrapantes e macios;
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mantenha o quarto muito limpo;
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deixe o colchão em cima de estrado de material firme como madeira;
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armários e cômodas devem ser baixos;
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nunca deixe tomadas à vista nem ao alcance;
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prefira espelhos de acrílico, nunca de vidro;
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coloque tatames coloridos para crianças menores de 3 anos (eles minimizam o impacto em possíveis quedas, especialmente em crianças que estão aprendendo a andar);
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coloque livros em prateleiras baixas;
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tenha brinquedos educativos de acordo com a idade;
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tenha tela protetora em janela e janelas mais altas do que a criança;
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tenha almofadas, sofá ou poltrona com almofadas para lavar;
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troque por móveis maiores após alguns anos, conforme crescimento da criança.
Por que investir em um quarto montessoriano?
É comum ouvirmos de pais que seus filhos ficam o dia inteiro em celular ou tablet. Mas crianças não nascem sabendo mexer nesses aparelhos. Elas são incentivadas pelos responsáveis a fazer isso. E é importante para a coordenação motora da criança e aprendizagem que ela brinque com outros brinquedos.
Investir em um quarto montessoriano desde os primeiros anos da infância é também investir em um crescimento mais saudável e natural da criança, incluindo auxiliar na evolução do raciocínio.
A energia que as crianças têm pode e deve ser gasta em suas brincadeiras que envolvem o manuseio de brinquedos, em vez de ficarem apenas passivas diante de telas.
O quarto montessoriano pode ajudar também no desenvolvimento da inteligência emocional das crianças e em uma proximidade maior, com mais participação dos pais nas brincadeiras lúdicas, o que gera confiança e respeito das crianças aos seus responsáveis, e não medo.
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