Em meio ao avanço tecnológico, a impressão que temos é de que as crianças já nascem sabendo usar um tablet, um celular ou um computador. É incrível como elas desenvolvem rápido o entendimento do uso desses aparelhos eletrônicos. Parece até que o tempo das brincadeiras de rua já ficou para trás. Isso traz uma pergunta constante na mente dos pais: qual a idade para dar celular para criança?
No artigo de hoje, vamos te apresentar pontos para refletir sobre essa pergunta da melhor forma possível. Afinal de contas, existe essa idade certa? É o que vamos conferir agora.
O uso do celular traz mais benefícios ou prejuízos para as crianças?
Alguns psicólogos indicam que os aparelhos eletrônicos trazem uma série de prejuízos para as crianças, como por exemplo:
-
a criança pode ficar parada por muito tempo;
-
ela pode não interagir ou interagir menos com outras crianças;
-
a criança pode ficar mais ansiosa; e
-
ela pode substituir brincadeiras que promovem o movimento.
Já outros preferem tratar dos benefícios que o uso do celular pode trazer. Alguns que podemos citar são:
-
desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático;
-
incentivo à criatividade;
-
estímulo a diversas áreas do cérebro;
-
prática de tomadas de decisão.
O fato é que, em meio a essa realidade, fica cada vez mais difícil estreitar os laços com seus filhos, que preferem passar a maior parte do tempo ligados nos aparelhos. Assim, mesmo com os benefícios, é natural ter dúvidas sobre o melhor momento de introduzir o aparelho a seu filho ou filha.
Como saber se existe a necessidade do uso do celular?
Pode ter certeza que, no primeiro momento, a criança vai usar um celular como brinquedo. Afinal, ele funciona muitas vezes como se fosse um brinquedo. As empresas muitas vezes criam essa imagem para aumentar as vendas.
Se ela consegue cuidar do aparelho, ter responsabilidade para usar o celular e, além disso, existe a necessidade principal da comunicação com os pais em determinados momentos do dia (como a saída da escola), esse pode ser um momento oportuno para presenteá-la com um celular.
Quais os cuidados necessários para as crianças que usam celular?
Tomando a decisão de presentear uma criança com um celular, é preciso fazer todo um trabalho de conscientização, mostrando a importância de seguir regras importantes para que nada de mal possa acontecer devido ao uso do aparelho. Algumas medidas que devemos ter são:
-
bloquear chamadas de números desconhecidos;
-
evitar o uso da câmera;
-
tirar de alcance os carregadores;
-
colocar senhas de acessos para aplicativos.
Afinal, existe essa idade certa?
Não existe um consenso sobre a idade certa para dar um telefone para a criança, mas o mais importante é ter a consciência necessária para limitar o uso e se certificar do que ela está fazendo com o aparelho.
Responder perguntas como “É necessário?”, “É o momento correto?”, ou “qual a finalidade do celular no pedido da criança?” são as melhores formas de tomar essa decisão.
E cada caso é um caso. Identifique se seu filho já tem capacidade de manter um celular e intercale o uso dele com a leitura e com outras brincadeiras.
Esperamos ter ajudado a você que é pai ou mãe a entender melhor sobre a idade para dar celular para criança. Se gostou do conteúdo, então siga nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades do blog JC Brinquedos. Até a próxima!