Ajudar os filhos no seu desenvolvimento intelectual é uma das missões mais importantes de todos os pais. Participar da vida escolar das crianças e adolescentes e acompanhar seus estudos é uma tarefa que faz parte do dia a dia e, muitas vezes, é essencial para manter o estudante focado e contribuir para seu aprendizado. E uma forma de estar presente é ajudar a criar uma rotina de estudo e zelar para que ela seja cumprida.
À primeira vista, pode parecer simples, mas, atualmente, com tantas distrações ao alcance dos dedos, está cada vez mais difícil manter os filhos concentrados nos estudos por tempo suficiente. E criar junto com eles uma rotina não só ajuda a iniciar um hábito saudável como também torna a supervisão dos pais mais fácil.
Confira a seguir algumas dicas para ajudá-lo nesse desafio.
1. Defina um horário
O primeiro passo é, dentro da agenda do seu filho (com escola, inglês, natação), encontrar o melhor período para fixar a hora de estudar.
É interessante também entender em qual horário o pequeno é mais produtivo e consegue ficar mais tempo focado. Algumas pessoas ficam mais ligadas durante a manhã, enquanto outras se saem melhor à noite. O que importa é que ele consiga tirar o melhor proveito desse momento.
Não esqueça de deixar algum tempo livre para descanso e diversão.
2. Escolha o local
O espaço de estudo é de grande importância e pode interferir nos resultados de forma positiva ou negativa. Ajude seu filho a escolher um local para a rotina de estudo, com boa iluminação, ventilação, cadeira confortável e, se possível, longe da TV. Durante esse período, garanta que toda a família vai respeitar esse espaço, para que ele tenha tranquilidade para se concentrar.
3. Crie uma agenda
Para crianças ou adolescentes, crie uma agenda dentro do horário de estudo como complemento à rotina escolar, com uma sequência certa para as diferentes atividades que devem ser desempenhadas. Ou seja, fazer a lição de casa, estudar inglês, ler um livro, desenhar, revisar a matéria em que está com notas mais baixas ou, no caso dos mais novos, brincar com um brinquedo educativo.
Isso vai ajudar a perder menos tempo pensando no que fazer naquele dia e diminuir o potencial de procrastinação.
4. Estabeleça metas
Para incentivar seu filho a usar bem o tempo, crie metas para ele — como terminar a semana com toda a lição de casa feita, ler um livro por mês, fazer uma redação a cada 10 dias — e acompanhe de perto sua evolução. Objetivos claros podem auxiliar a manter um bom ritmo de estudo.
5. Use a tecnologia
Atualmente, os computadores e celulares podem ser grandes vilões da concentração, com a variedade de redes sociais e aplicativos de bate-papo à disposição. Mas a tecnologia também é uma grande aliada na hora de estudar, oferecendo acesso a estudos, bibliotecas, museus e inúmeras fontes de pesquisa confiáveis.
Por isso, deixe que o pequeno faça uso controlado desses aparelhos eletrônicos, mas esteja sempre presente para evitar que ele se perca nas distrações do mundo virtual.
Com essas sugestões, fica mais fácil criar uma rotina de estudo para seu filho e acompanhar seu aprendizado. Gostou da ideia? Se tiver dúvidas, dicas ou outros conselhos, deixe seu comentário.