Como os pais podem ajudar a motivar os pequenos na rotina escolar de volta às aulas?

3 minutos para ler

Férias acabando: é hora de voltas às aulas. Para alguns pais, essa é uma tarefa simples — quando os filhos são naturalmente empolgados com a escola. No entanto, para outros, essa pode ser uma missão mais complicada. Afinal, você sabe como retomar à rotina escolar?

O período de recesso serve para a criança descansar e brincar à vontade. Contudo, tira os pequenos do eixo e pode ser difícil colocá-los no trilho. Você passa por isso todo começo de ano ou esse vai ser o seu primeiro desafio nessa questão? Independentemente de qual seja a sua situação, fique tranquilo.

Neste post, trouxemos algumas dicas que vão facilitar esse momento. Então, continue a leitura e confira!

Fale sempre com muita positividade

Muitas vezes não percebemos que o nosso tom de voz passa desânimo e insegurança para os pequenos. Se falarmos com pesar sobre o retorno ao ambiente escolar, a criança vai sentir que isso é algo ruim, principalmente as menores, que não estão tão habituadas.

Por isso, sempre fale com positividade, colocando o acontecimento como algo superlegal e maravilhoso. Conte que o baixinho se reencontrará com os amiguinhos e funcionários, que ele aprenderá muitas coisas novas, enfim, que voltar à rotina escolar é algo bom — e é mesmo.

Leve o pequeno para escolher os materiais

Se tem algo que a turminha adora é escolher o material escolar. São tantas as opções de mochilas, cadernos, estojos e canetas que ela fica até perdida e encantada. Poder escolher é, sem dúvida, uma motivação e tanto. Sendo assim, sempre que possível, leve o pequeno para as compras escolares.

Peça opinião, pergunte se ele está gostando, envolva-o nessa atividade. Obviamente, explicando que é preciso que os valores caibam no orçamento para não extrapolar o combinado. Dessa maneira, você consegue passar também o senso de responsabilidade.

Reintroduza a rotina aos poucos

As férias sempre bagunçam a rotina, não é verdade? Sem preocupação com os horários, a gente acaba mudando o cronograma. Para não ter uma alteração brusca no dia a dia dos pequenos, reintroduza o hábito da época escolar aos poucos.

Por exemplo, a hora de dormir e acordar, o momento das refeições e lanches, o banho etc. Assim, ficará mais fácil fazer o pequeno se acostumar novamente com os horários da rotina escolar.

Converse com a criança

Mesmo com tudo isso o seu filho ainda é relutante na volta às aulas? Ele mudou de comportamento de repente? Por exemplo, gostava de ir à escola, mas agora não quer mais. Então está na hora de ter uma conversa séria com ele.

Faça com que ele se abra e confie em você para contar o que o aflige. Não é incomum que as crianças que sofrem de bulliyng não queiram retomar às aulas, pois elas se sentem mal no ambiente escolar. Se esse for o caso do seu filho, converse com ele e com a escola para que encontrem a melhor solução.

O retorno à rotina escolar pode nos impor grandes desafios. Afinal de contas, as férias são tão divertidas que até nós mesmos sentimos falta delas. Entretanto, voltar às aulas é importante e essa retomada deve ser feita de maneira que os pequenos estejam à vontade com ela.

Gostou do nosso artigo? Então compartilhe este post nas suas redes sociais. Assim, mais papais e mamães também ficam por dentro do assunto. Que tal?

Posts relacionados

Deixe um comentário