Saiba como aumentar a autoestima do seu filho

4 minutos para ler

Passar mais tempo com o pequeno e estabelecer um maior envolvimento com as suas atividades e sentimentos é desejo de todos os papais e mamães. Assim, é possível contribuir para que ele seja inteligente, equilibrado e viva feliz. Condições indispensáveis para aumentar a autoestima do filho.

Mas como fazer isso de modo que a criança goste de si mesma, respeite-se, seja ativa, cheia de curiosidade e sinta-se preparada para enfrentar os desafios e vencer as dificuldades?

Neste post, a gente traz orientações importantes para que você aprenda como melhorar a autoestima do seu pimpolho, oferecendo mais tranquilidade e disposição para a rotina. Ótima leitura!

Entenda a importância de aumentar a autoestima do filho

O modo de desenvolver e de amadurecer do menino ou menina está intimamente relacionado com a autoestima. Uma criança com autoestima alta tem mais chances de crescer feliz, com bons níveis de escolaridade e melhor comportamento social.

Portanto, com boa autoestima, ela não se abala com comentários negativos e, se não conhece alguma coisa ou um determinado assunto, não se acanha em pedir auxílio. Ao contrário, a criança com baixa autoestima sente-se rotulada, sem condições de mudar a situação e desiste com muita facilidade.

Então é fundamental aprender como aumentar a autoestima do filho com atitudes positivas que façam com que ele entenda e use as suas capacidades.

Aprenda o que fazer para melhorar a autoestima do seu filho

Assim como a autoestima é um fator imprescindível para o seu sucesso em diversos setores e momentos da vida, o mesmo vale para a criança. O que você diz para ela e o jeito como age têm influência direta na valoração que ela dá a si mesma.

Por isso, é fundamental ajudá-la desde pequenina a construir e a fortalecer a autoconfiança e o sentimento de suas capacidades.

Confira as nossas dicas para que isso aconteça de melhor maneira possível.

Demonstre respeito pelo esforço da criança

Finalizar uma tarefa é de um valor grandioso para seu filho. Arrumar a cama, amarrar os cadarços dos sapatos, terminar o dever de casa ou a leitura de um livro fazem parte de uma extensa lista de afazeres. E essas realizações merecem elogios e demonstrações de respeito pela execução.

Crie situações em que ela possa fazer escolhas

Você quer vestir uma bermuda ou uma calça comprida? Tênis ou sapato? Quer assistir a um filme? Perguntas como essas levam a criança a entender o que significa uma escolha e uma decisão e colaboram para que ela desenvolva a independência e a autoconfiança.

Ouça o que o seu filho tem a dizer

Atenção: jamais antecipe julgamentos e censuras. Dê ao seu filho a oportunidade de se manifestar e expor seu pensamento. É uma atitude que cria um clima de confiança entre vocês.

Estimule as vontades de fazer novas atividades

Nada pior do que desestimular o pequeno quando ele quer aprender um esporte, uma arte ou um idioma, por exemplo, simplesmente para mantê-lo protegido de eventuais insucessos. Incentive-o à experiência. De repente, até você pode tomar gosto.

Elogie o empenho e não faça comparações

O melhor elogio é aquele em reconhecimento das habilidades e do empenho que seu filho utilizou para conquistar ou realizar algo. É uma maneira de fazer com que a criança perceba que você viu o que ela fez, sem nenhuma comparação com um coleguinha ou outra pessoa.

Aumentar a autoestima do filho faz muito bem para ele e para você. As suas atitudes serão vistas pela criança e ajudarão no crescimento e no desenvolvimento de ambos. Tudo sob a regência da mais fantástica didática: o amor.

Gostou do nosso conteúdo? Quer ter acesso a mais posts como este? Então continue a visita ao blog e aprenda como ensinar seu filho a fazer amigos! Vamos lá!

Posts relacionados

Deixe um comentário