Você que trabalha, tem família e filhos, tem um dia a dia sempre muito acelerado, cheio de obrigações e, com isso, acaba se distanciando dos pequenos e perdendo espaço para coisas como celular, televisão e notebook, não é mesmo? Então, que tal resgatar aquelas brincadeiras de ruas e se divertir com a meninada?
Claro que as tecnologias são importantes para o desenvolvimento dos pimpolhos. No entanto, nada estimula tanto a criatividade e estreita os laços quanto as brincadeiras clássicas. Assim, você passa mais tempo com seus filhos e contribui para o aprendizado e crescimento deles, participando de suas atividades e sentimentos.
Separamos aqui 5 brincadeiras de ruas para que você se divirta com as crianças. Confira!
1. Amarelinha
Desenhe no chão 10 retângulos unidos, numerando as casas de 1 a 10. Para facilitar, a internet tem vários exemplos.
A cada vez, se joga uma pedrinha em uma das casas, obedecendo a ordem numérica. O trajeto até o “céu” deve ser feito aos pulos, com um ou dois pés e sem pisar na casa com a pedra. Chegando ao “céu”, se retorna para a linha de início do mesmo modo que foi, apanhando a pedra. Ganha quem conseguir fazer todo o percurso sem cometer erros.
2. Pique-bandeira
Forme duas equipes de 3 a 7 crianças cada. O espaço do jogo é limitado riscando as linhas de fundo em cada lado e a linha do meio, que separa as áreas de cada time. Em cada linha de fundo fica a bandeira de um time.
O objetivo é correr pelo campo dos adversários e tomar a bandeira deles, sem deixar que peguem a sua. Caso alguém seja apanhado, deve permanecer parado no local. Vence a equipe que conseguir pegar a bandeira da outra primeiro.
3. Pular elástico
3 participantes brincam com um elástico de 2 a 3 metros de comprimento, amarrado nas pontas.
Duas crianças colocam o elástico ao redor das pernas, formando um retângulo. A terceira fica ao lado do elástico e salta para dentro do vão. Esse pulo pode ser com uma ou duas pernas, alternado de acordo com a determinação das outras duas.
4. Bolinha de gude
Abra um pequeno buraco (conhecido como papão ou poça) no chão. Sorteie quem deve ser primeiro a jogar sua bolinha dentro do papão. Se acertar, tem o direito de jogá-la contra a bolinha que escolher. Se errar, passa a vez. O jogo termina quando um jogador acerta e ganha todas as bolinhas, ou então quando todo mundo cansar.
5. Queimada
Monte duas equipes de 5 a 10 componentes. Cada time fica de um lado da quadra e deve atirar a bola em alguém do campo oposto. Quem for acertado deve ir para o fundo do campo adversário, conhecido como “morto” ou “cemitério”. Ganha quem conseguir levar para o seu “cemitério” todos os jogadores do outro time.
Agora é com você! Reúna seus filhos, prepare um lanche gostoso, relembre o tempo de criança e vá para a rua. No entanto, você deve ter o cuidado de evitar acidentes. Siga sempre essas orientações:
- não perca ninguém de vista;
- observe se a rua é movimentada;
- certifique-se de que seus filhos estejam em um lugar seguro e com os equipamentos de proteção, se forem andar de bicicleta, patins ou skates;
- explique a eles a importância da sinalização e do comportamento no trânsito;
- medeie os conflitos que houverem;
- previna a intromissão de pessoas estranhas;
- tenha atenção na correria atrás da bola;
- solte pipas e papagaios distante da rede elétrica.
Escreva nos comentários qual é a sua brincadeira de ruas preferida. Com certeza, sugestões é que não faltam!