Tecnologia para crianças: até quando é permitida?

3 minutos para ler

Não está sendo fácil competir pela atenção do seu filho com os jogos eletrônicos e TVs? Você sabia que a tecnologia para crianças quando usada demasiadamente pode ser prejudicial ao desenvolvimento delas?

A tecnologia quando bem utilizada é uma aliada na educação, desenvolvimento e aprendizagem do seu filho. Entretanto, quando seu uso ultrapassa os limites do que é seguro, pode se tornar um vício e acarretar riscos.

Para isso, apresentamos neste post os benefícios e malefícios da tecnologia para crianças. Confira:

Benefícios

A tecnologia e a web são ferramentas que nos proporcionam fácil e rápido acesso a qualquer tipo de informação, não é mesmo?

Desta forma, quando utilizada com consciência, a tecnologia para crianças é capaz de:

Despertar a curiosidade

Por meio de desenhos, vídeos educativos e jogos de aprendizagem, o seu filho poderá aprender novas coisas, despertar a curiosidade de questões corriqueiras, como, qual som o gatinho faz? Também é possível aprender sobre a tabuada, geografia, português e conhecimentos gerais.

Com isso, a criança passa a adquirir conhecimento, treinar a leitura e a escrita, já que, para acessar determinados sites e jogos, ela precisará ler e digitar.

Estimular a concentração

Outro ponto importante da tecnologia para crianças é a concentração. Geralmente, jogos de vídeo game e computador requerem muita atenção, tanto visual quanto auditiva.

Dessa forma, torna-se uma ótima ferramenta para estudar estratégias e desenvolver a capacidade de raciocínio.

Melhorar o desempenho escolar

Como muitos jogos e programas disponibilizados para crianças na web ou na TV são educativos, as crianças acabam aprendendo novas coisas fora da escola, mas que serão usadas também nas salas de aula.

Além disso, muito do que está disponível na tecnologia para crianças está em outras línguas como o inglês, então, assim seu filho acaba se habituando a um novo idioma.

Malefícios

Como tudo na vida, a tecnologia para crianças em excesso também é prejudicial. Quando utilizada sem limites o uso de celulares, jogos eletrônicos e a web, tornam-se muito perigosos para o seu filho. Alguns destes riscos são:

Dependência

Você sabia que os jogos eletrônicos podem viciar? Muitas crianças e jovens tem sua vida prejudicada de forma significativa devido ao abuso da tecnologia, implicando em desfazimento de laços e até mesmo isolamento social.

Queda no rendimento escolar

Quando o uso de tecnologias para criança é sem limites ou já se tornou um vício, o seu filho poderá apresentar uma queda considerável no rendimento escolar, já que sua principal atividade serão os jogos ou a web.

Ganho de peso

Ao passar muito tempo sentado, na frente de um computador, vídeo game ou TV, o ganho de peso é uma certeza. Com isso, além do aumento nas medidas, podem surgir diversos problemas de saúde, uma vez que o seu filho não realizará nenhum tipo de atividade física.

A tecnologia para crianças, quando utilizada com consciência pode ser uma aliada para o desenvolvimento do seu filho. Porém, quando utilizada em excesso, torna-se um problema grave. Para isso, os jogos educativos são uma ótima alternativa para tirá-lo da frente das telinhas e adquirir conhecimento.

Confira as nossas opções de jogos educativos que estimulam o aprendizado do seu filho.

Posts relacionados

Deixe um comentário