Tipos de brinquedos que remetem a profissões: como escolher para seu filho?

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

O que você quer ser quando crescer? Essa é uma das perguntas que a gente mais escuta na infância, e não é à toa. Sabia que desde essa época é possível ver tendências profissionais? Pois é! Dependendo do tipo de brinquedo que a criança prefere, já dá para ter alguma noção de qual será a sua vocação.

Por essa razão, é importante que os pais estejam por dentro do assunto para ajudar a estimular os filhos por meio das brincadeiras. Afinal, é brincando que os pequenos aprendem e desenvolvem as suas capacidades, inclusive as particulares.

Quer entender como escolher os brinquedos que remetem a profissões para a criançada? Então continue a leitura, pois é sobre isso que falamos neste post. Vamos lá?

Como a brincadeira estimula as crianças?

É por meio das brincadeiras que as crianças aprendem e desenvolvem as suas habilidades físicas, cognitivas, linguísticas, emocionais e sociais. Dessa maneira, é importante que a criançada seja estimulada a brincar.

No faz de conta, podemos ver a criatividade da criança ir além. Com um jogo de lego, ela monta casas e, até mesmo, cidades inteiras. Já com um conjunto de panelas, ela se torna um chef de cozinha capaz de criar pratos incríveis, mesmo que sejam de areia e terra.

Só nesses exemplos, já dá para perceber como os tipos de brinquedos podem estimular as tendências da criança para suas futuras profissões. Obviamente, isso não é algo engessado, mas se o seu filho prefere blocos de montar a bonecos, podemos ver que ele tem uma certa inclinação para a engenharia, por exemplo. Entretanto, nada impede que, quando crescer, ele busque uma profissão de humanas.

Como escolher os tipos de brinquedos para os pequenos?

Agora que você já sabe como as brincadeiras podem estimular a criança em sua vocação profissional futura, chegou a hora de entender como escolher os tipos de brinquedos para os pequenos. A seguir, confira algumas dicas.

Ofereça diversos tipos de brinquedos

Alguns especialistas consideram que os brinquedos divididos por gênero podem afastar as meninas da ciência e da matemática. Isso porque os brinquedos voltados para esse público tendem a reproduzir as atividades de cuidados de casa e de bebê, não estimulando os outros tipos de capacidades.

O contrário também acontece: proibir os meninos de brincar de boneca pode afastá-los de aprender como cuidar dos próprios filhos quando crescerem.

Pensando nisso, é interessante oferecer diversos tipos de brinquedos para que as crianças tenham os mais variados estímulos.

Observe as brincadeiras

Ao brincar com a criança, você cria laços afetivos e a deixa muito feliz. Aproveite essa interação para observar quais são as aptidões dela a fim de estimulá-las.

Por exemplo, se ela gosta de desmontar os carrinhos para montar de novo, pode ser que ela tenha essa curiosidade de saber como as coisas funcionam. Dessa forma, oferecer brinquedos que simulam ferramentas pode ser uma ótima ideia.

Pergunte o que ele quer ser quando crescer

A famosa pergunta a qual começamos este post também pode ser uma base para a escolha dos brinquedos. Questione a criança sobre qual a profissão ela gostaria de ter.

Aproveite as ideias e ofereça os objetos que têm a ver com as carreiras escolhidas. A seguir, confira alguns tipos de brinquedos que remetem a profissões:

Estimular a criança a brincar com vários tipos de brinquedos é uma ótima maneira de fazer com que ela entre em contato com áreas que influenciam o futuro profissional. Sendo assim, ela terá oportunidades de desenvolver suas capacidades e escolher a carreira que mais tem a ver com sua vocação.

Quer saber onde encontrar os melhores brinquedos para a criançada? Na JC Kids! Acesse a loja virtual e confira!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário