Você já viu pela internet crianças ou mesmo adultos brincando com um material que parecia amoeba ou massinha, mas não dava para identificar direito? Pois é, essa é uma característica das slimes: elas parecem com isso, ou aquilo, mas não são nenhuma delas!
Slime é uma espécie de massinha feita de forma caseira, mas em vez da massinha de modelar comum, ela fica com uma consistência mais gelatinosa. Como há várias formas de fazer e até mesmo decorar, a criançada se diverte com algo único e divertido.
Essa é uma saudável brincadeira para tirar as crianças da frente das telinhas e ajudá-las a exercitar a coordenação motora. Veja alguns tipos de slime para fazer junto com seu filho e entre você também na febre do momento!
Slime tipo fluffy
A slime fluffy é a mais macia das slimes. Ela tem uma consistência mais firme do que outros tipos, mas, ainda assim, bem escorregadia. Para fazê-la, você precisa de:
- cola branca;
- corante alimentício líquido;
- água boricada;
- bicarbonato de sódio (só uma pitadinha!);
- espuma ou creme de barbear.
Coloque primeiro todos os ingredientes, menos a água boricada. Esta deve ser colocada aos poucos, por último, pois é o que garante a consistência da massa. Mexa com espátula ou com as mãos até que a massa solte do recipiente.
Guarde esse tipo de slime em um potinho com tampa e em temperatura ambiente, para que ela não resseque tão cedo e seu pequeno possa brincar outras vezes.
Slime geleia com bórax
Essa slime fica parecendo mais com uma geleca quase transparente, como a amoeba, além de muito escorregadia. Para produzi-la, você precisará de bórax líquido (pode ser encontrado em lojas de produtos químicos ou agropecuárias). Vamos aos ingredientes:
- cola transparente para EVA;
- corante alimentício;
- bórax líquido.
Mexa com espátula a cola e o corante até atingir a cor que você pretende. Por fim, adicione o bórax líquido aos poucos. Uma colher de sopa no primeiro momento e depois mais outra, até que a mistura desgrude do recipiente como no caso anterior.
Você também pode acrescentar glitter colorido nessa mistura para ficar ainda mais bonito e brilhante! Ou ainda pode não usar corante nenhum, fazendo uma slime clear (transparente).
O bórax deve ser manuseado somente por adulto. Na hora de guardá-lo, não deixe ao alcance da criança.
Slime tipo crunchy
Esse tipo de slime é característico por ter pequenos objetos nele, deixando-o com maior relevo, diferente de outros que são muito lisos. Quando é amassada, essa slime tem como objetivo fazer “pular pra fora” os objetos. Use os seguintes ingredientes:
- cola branca;
- corante;
- espuma ou creme de barbear;
- bórax ou água boricada;
- lantejoulas, bolinhas de isopor ou miçangas.
Misture a cola, corante e espuma de barbear e vá adicionando bórax ou água boricada aos poucos. Por último, quando a slime estiver pronta ou quase desgrudando do pote, coloque as bolinhas de isopor ou miçangas pequenas.
A crunchy slime lembra algumas bolinhas que são antiestresse. A consistência dela deve ser um pouco mais firme do que as anteriores, mas é importante ser agradável para manusear (basta não exagerar nos enfeites).
Fazer diferentes tipos de slime é uma boa forma de ter um momento de mais aproximação entre pais e filhos. Também proporciona relaxamento, diversão e permite que a criança tenha uma brincadeira mais física, menos virtual e passiva.
Gostou das nossas receitas com esses tipos de slime? Veja por que brincar com massinha é importante para as crianças!