Ensinar a andar de bicicleta pode ser um programa familiar divertidíssimo! Só é necessário que as crianças estejam com disposição, além de alguns cuidados com a segurança delas, tempo, paciência e vontade de ensinar. Com tudo isso, o desafio pode ser enfrentado e você passa mais tempo de qualidade com os filhos.
Saiba que o momento ideal para aprender a andar de bicicleta varia muito. Isso, porque é uma prática que depende bastante do desenvolvimento motor do corpo. Aos três anos de idade, é natural que a capacidade de equilíbrio vá se fortalecendo, por isso é recomendado começar com essa idade.
As razões para ensinar os pequenos a andar de bicicleta são várias. Aqui, é importante entender que não há motivo para medo, pois isso é mais simples do que parece. A seguir, vamos dar dicas de como ensinar a criança a andar de bicicleta. Confira e ajude os seus pequenos com uma boa dose de diversão!
Escolha um local seguro
O lugar ideal para ensinar a criança a andar de bicicleta deve ser plano e aberto. Lugares com muitas rampas, obstáculos ou com um piso irregular dificultam o processo e a deixam menos confiante. Parques e praças são os ambientes mais comuns para esse tipo de atividade.
Outro detalhe importante é o horário. Fazer esse treino à noite, por exemplo, pode aumentar o risco de acidentes, já que fica mais difícil ver os obstáculos. O final de semana à tarde também pode ser problemático, já que é o momento em que há mais pessoas em parques e praças.
Nos finais de semana, veja a possibilidade de levar a criança pela manhã. Nos dias de semana, os finais de tarde são ótimos momentos.
Certifique-se dos equipamentos de segurança
A queda vai ser uma consequência inevitável das diversas tentativas de se equilibrar sobre a bicicleta. Por isso, é importante se certificar de que todos os equipamentos de segurança estão sendo usados pela criança. Joelheiras, cotoveleiras e capacete vão garantir a segurança e dar liberdade para pedalar.
Use a bicicleta ideal para a criança
O tamanho da bicicleta escolhida deve ser adequado para a criança. Veja se ela consegue tocar o chão com os pés enquanto está sobre o assento. Além disso, o sistema de freio deve ser macio para que a criança não sinta dificuldade quando precisar usá-lo.
A tendência é que ela use inicialmente os pés para frear a bicicleta, mas é importante mostrar como funcionam os freios e como usá-los corretamente.
Dê apoio e instruções simples
Explique com simplicidade como usar o pedal, como dar o primeiro impulso e continuar pedalando. Com toda certeza as primeiras tentativas não serão bem-sucedidas, mas deixe que ela tome seu próprio tempo para ir ganhando confiança. Depois de conseguir se equilibrar durante poucos seguros, ela vai querer tentar de novo e de novo.
Lembre-se de que a tendência natural é de que a criança caia várias vezes ao longo das tentativas de se equilibrar. Mas depois que ela sai da inércia, as coisas ficam mais fáceis. Tenha calma e transmita segurança, pois, se ela perceber qualquer nervosismo em você, terá mais dificuldade para ter confiança em si mesma.
Gostou das dicas? Continue em dia com as nossas novidades sobre relação com as crianças e diversão, basta curtir a nossa fanpage no Facebook.