Veja como acertar na escolha da bicicleta para crianças

4 minutos para ler

Com o dia das crianças chegando, já é hora de pensar na lista de presentes. Nessas datas, presentear os pequenos com uma bicicleta para crianças não tem erro, afinal, pedalar ao ar livre é diversão garantida.

Apesar de parecer apenas mais um brinquedo, andar de bicicleta é muito benéfico para o desenvolvimento das crianças, especialmente no que diz respeito às questões físicas e motoras, além de ser uma ótima atividade para se fazer em família.

A bicicleta para crianças é um presente certeiro. Neste post, mostramos dicas infalíveis para você acertar na escolha. Continue a leitura!

Considere a faixa etária

Devido ao crescimento rápido das crianças, muitos pais optam por comprar uma bicicleta maior. Isso, apesar de ser uma prática comum, é muito perigoso e não é recomendado. Um modelo de tamanho inadequado, além do risco de acidentes e quedas, também pode fazer com que a criança se sinta insegura e perca a vontade de pedalar.

O ideal é que o pequeno alcance todos os comandos com facilidade, especialmente os freios. Além disso, a bicicleta para crianças deve ser simples e funcional. Quanto menos detalhes, mais leve ela será e, consequentemente, mais fácil será para a criança guiar.

Observe se o tamanho do aro é adequado

O tamanho do aro é outro item importante e que merece a atenção dos pais no momento da compra. Cada medida de aro atende melhor a uma faixa etária. Contudo, não se deve comprar a bicicleta para crianças considerando apenas a idade.

Existem crianças de mesma idade que variam em altura e peso e, com isso, o aro ideal para um não necessariamente será adequado para o outro. Sendo assim, é interessante levar os filhos para conferir se a altura e tamanho são compatíveis.

Cada tamanho de aro da bicicleta é adequado para uma faixa etária, veja:

  • aro 12 para crianças de 3 e 4 anos;
  • aro 14 para crianças de 4 e 5 anos;
  • aro 16 para crianças de 6 anos;
  • aro 20 para crianças de 7 a 9 anos;
  • aro 24 para crianças de 10 a 13 anos.

Verifique a altura do selim e do guidão

O selim é o local onde a criança se sentará (banco) e, por isso, é fundamental que o tamanho seja adequado. Diferentemente dos adultos, as crianças precisam ser capazes de tocar o solo com ambos os pés quando estiverem na bicicleta.

Por esse motivo, sempre considere as opções de ajustes do selim e se ele é anatômico e confortável. Outro detalhe é a altura do guidão. Um guidão muito alto ou muito baixo pode dificultar que a criança tenha o controle da bicicleta.

Não se esqueça dos equipamentos de segurança

Os equipamentos de segurança são os itens mais importantes na compra da bicicleta para crianças, visto que garantem a integridade e segurança física dos pequenos. Nesse sentido, usar as rodinhas laterais, pelo menos no início, é recomendável.

Contudo, é importante que a criança não fique presa a esse recurso e desenvolva coordenação motora e equilíbrio. Além das rodinhas, o uso de capacete, joelheiras, luvas e cotoveleiras também é fundamental para evitar machucados caso a criança caia.

Outro acessório opcional — mas importante — na bicicleta para crianças é o protetor para correntes. Isso evita que a roupa do pequeno se enrosque na corrente ou que ela machuque os pés nas engrenagens enquanto pedala.

Presentar os filhos com a bicicleta para crianças é pura diversão. No entanto, é fundamental que ela sempre esteja sob a supervisão de um adulto quando for andar com a bicicleta. Além disso, assegure que o modelo escolhido tenha a certificação de qualidade do INMETRO.

Brincar é muito benéfico para as crianças, não é mesmo? A casinha de boneca é uma brincadeira que nunca sai de moda. Leia nosso post sobre importância e vantagens dessa brincadeira!

Posts relacionados

Deixe um comentário