Você sabe o que é brinquedoteca e como tê-la em casa?

6 minutos para ler

Com o aumento do uso de tablets, celulares, computadores e outras tecnologias, muitos pais e crianças nem mesmo sabem o que é brinquedoteca. Esse termo é utilizado para definir o espaço dedicado aos livros, brinquedos e brincadeiras. Em outras palavras, é um ambiente lúdico e de aprendizagem que pode ser feito em casa.

A brinquedoteca permite que as crianças desenvolvam suas habilidades, capacidades, imaginação, raciocínio e que estudem em um local mais divertido, ou seja, que saiam do ambiente escolar e de uma mesa na sala de casa. Além disso, é um local onde ficarão os brinquedos, auxiliando no senso de organização.

Se o seu filho ainda não tem uma brinquedoteca, veja algumas dicas fáceis e práticas que separamos para montá-la quanto antes. Com certeza o seu pequeno vai amar! Veja só!

Inclua lousas

Ao compreender o que é brinquedoteca, perceberá que esse deve ser um ambiente de aprendizagem e, ao mesmo tempo, lúdico, divertido e criativo. Portanto, quando pensamos em educação, o que logo vem à cabeça? As lousas, certo?

Os pequenos adoram rabiscar tudo o que veem pela frente, inclusive as paredes. Então, nada mais legal para eles que ter um ambiente onde possam desenhar à vontade, sem estragar a pintura da casa. Dito isso, coloque lousas nas paredes da brinquedoteca e abuse do giz em várias cores.

A ideia desse espaço é desencanar e deixar a criatividade dos pequenos aflorar. Assim, uma ótima alternativa para as lousas é pintar uma das paredes com tinta fosca preta, que criará um quadro gigante para as crianças e deixará os olhinhos delas brilhando! Depois dos rabiscos, é só passar um pano úmido que tudo estará novo.

Coloque estantes na brinquedoteca

Além das recreações, é fundamental ter um espaço voltado aos livros, tanto aqueles utilizados para a aprendizagem quanto os de brincadeiras (como os de colorir). Dessa forma, será mais fácil cuidar da organização da brinquedoteca.

Para isso, use e abuse da imaginação para colocar estantes e nichos que ajudarão a manter tudo em seu devido lugar. Aposte nesse tipo de mobiliário por todo o espaço e utilize a criatividade para pintá-los com cores vivas e divertidas.

No entanto, sempre tenha em mente que os elementos fixados nas paredes precisam ser de fácil acesso para que os pequenos consigam pegar os brinquedos. Então, pense na altura de todos os móveis, na organização dos livros e dos itens de escola.

Use e abuse das prateleiras

As prateleiras são verdadeiras salva-vidas, principalmente em espaços pequenos. Esse modelo de mobiliário é perfeito para organizar brinquedos, caixas e qualquer tipo de objeto nas paredes.

Além das prateleiras tradicionais, de madeira ou outro material, uma ótima e criativa ideia é colocar caixas abertas na parede. Elas funcionarão como nichos para você colocar os brinquedos e itens utilizados com frequência.

Mais uma vez, tenha em mente que as prateleiras precisam ser facilmente acessadas pelos pequenos, então, faça testes e defina a melhor altura.

Aposte em caixas organizadoras

Agora que entendeu o que é uma brinquedoteca, percebeu que deve ser um local de brincadeira e aprendizagem, certo? Sendo assim, é um ambiente que sempre estará com muitos brinquedos, livros, lápis, giz, canetinhas e outros objetos espalhados.

Portanto, é preciso ter compartimentos sempre à mão para organizar, de maneira rápida, todo o espaço. Nesse cenário, o melhor é investir em caixas organizadoras grandes e com tampa. Modelos maiores permitem guardar um grande número de objetos e devem ser colocados de maneira organizada nas prateleiras e estantes.

Fique de olho na segurança

A brinquedoteca deve ser um ambiente estimulante e divertido para o seu filho. No entanto, por ser um local em que ele ficará bastante tempo, é preciso colocar a segurança em primeiro lugar.

Para isso, comece pelos brinquedos que ficarão disponíveis, sendo que deve optar por aqueles que estão de acordo com a faixa etária do seu pequeno. Isso evitará que ele engasgue ou tenha algum tipo de acidente com peças menores, além de garantir que as brincadeiras estejam de acordo com a fase de desenvolvimento da criança.

Prefira sempre mobílias plásticas, como as mesinhas, que tenham as quinas arredondadas. Também é importante ter atenção ao chão, que de deve ser coberto, preferencialmente, com tapetes emborrachados próprios para brincar.

Fique de olho para não deixar, sobre o piso, objetos que possam ser engolidos. Ah! Sempre tampe as tomadas com protetores para que os pequenos não tenham acesso à rede de energia.

Prefira os brinquedos educativos

Ao mesmo tempo em que a brinquedoteca é um ambiente lúdico e divertido, precisa ser um espaço de desenvolvimento. Sendo assim, sempre introduza brinquedos educativos e pedagógicos na rotina dos pequenos. Esses materiais têm papel fundamental no estímulo de capacidades das crianças.

Os brinquedos e brincadeiras são a parte preferida do público infantil, então, nada melhor que unir o útil ao agradável. Os objetos educativos são excelentes ferramentas para melhorar as habilidades e percepções dos pequenos, além, é claro, de serem fonte riquíssima de aprendizado. Ótimas opções para isso são:

No entanto, não queremos dizer que somos totalmente contra as tecnologias, afinal, os pequenos precisam acompanhar e conhecer as inovações que o mundo tem utilizado porque precisarão delas. Além disso, tablets, celulares e computadores são ótimas ferramentas, mas precisam ser usados com moderação.

Então, evite introduzir as tecnologias muito cedo, já que isso pode tirar o interesse das crianças pelos brinquedos tradicionais. No mais, sempre supervisione e controle o tempo de uso de dispositivos, que devem ter acesso bloqueado a conteúdos adultos e de origem duvidosa.

Agora que já sabe o que é brinquedoteca, mãos à obra! Comece a montar o espaço do seu pequeno e peça que ele participe do processo. Por fim, sempre incentive e ensine as crianças a organizar o ambiente após a diversão. Isso criará o senso de organização desde a infância.

Agora que já sabe como montar uma brinquedoteca, aproveite para descobrir se chegou o momento de comprar brinquedos novos e doar os antigos!

 

Powered by Rock Convert
Você também pode gostar

Deixe uma resposta

-