Nem sempre é fácil conciliar a rotina de trabalho e o tempo em família, não é mesmo? E fica complicado arrumar espaço para viver aqueles tão importantes momentos de pais e filhos.
Muitas vezes é preciso fazer muitos esforços para conseguir se desdobrar entre tantos compromissos e não deixar de estar presente no crescimento e desenvolvimento das crianças.
Porém, há uma forma despretensiosa e divertida de fazer isso dar certo: separar um tempinho para participar das brincadeiras dos seus filhos. Especialmente aquelas que resgatam o uso dos sentidos, a imaginação e levam os pequenos a explorar novos lugares.
Pensando nisso, listamos 4 atividades que vão ser ótimas oportunidades para estreitar os seus laços familiares. Confira!
1. Corrida de saco
Para começar, nossa primeira sugestão de brincadeira entre pais e filhos é uma que você pode realizar no final de semana, ao ar livre. Pode ser na praia, no parque, na praça ou até mesmo no quintal de casa — caso você tenha um e ele tenha espaço suficiente.
O jogo funciona de forma simples e intuitiva: cada um dos participantes deve entrar em um saco vazio (de batatas, por exemplo) e ir pulando até a linha de chegada. Ganha quem for mais rápido e ágil, e chegar primeiro ao ponto determinado como chegada.
Essa é uma atividade que, além de arrancar muitas gargalhadas e estimular a coordenação motora e equilíbrio dos pequenos, certamente levará você de volta para a sua infância.
2. Trava-línguas
Uma opção que também promete ser bastante divertida é o bom e velho trava-línguas. Aqui, é possível formar duplas com as crianças e, juntos, cada equipe desafia a outra a pronunciar palavras e frases com sons muito parecidos.
O time vencedor será aquele com mais acertos. Esse tipo de desafio é excelente para testar o conhecimento, desenvolver a fala e aumentar o vocabulário dos menores.
3. Teatro de fantoches
Outra opção de brincadeira para pais e filhos é um teatro de fantoches. Usar bonecos para contar histórias, divertir e alegrar o dia dos pequenos, com certeza, será muito legal.
Uma das grandes vantagens dessa atividade é que não há muitas regras. Na verdade, é preciso apenas que você improvise um palco, planeje uma narrativa simples e conte com dois ou mais bonecos de pano.
Depois disso, é só fazer algumas vozes engraçadas e diferentes para cada personagem e entreter a garotada. Dessa forma, você estimula a criatividade dos seus filhos por meio do que há de lúdico nos fantoches.
4. Caça ao tesouro
Por fim, há a tradicional caça ao tesouro. A disputa consiste em esconder um objeto em algum lugar secreto da casa e realizar gincanas com atividades, desafios, charadas e testes para que as crianças consigam pistas para encontrar o tão desejado “tesouro”.
Para incrementar a brincadeira, é possível montar equipes e até realizar a busca ao ar livre. Outra sugestão é vestir os pequenos a caráter, como verdadeiros piratas.
Com toda a certeza eles vão adorar! De quebra, os pequenos têm sua criatividade e seu raciocínio lógico, testados a todo o momento da brincadeira.
Gostou das nossas dicas de atividades para serem feitas entre pais e filhos? Então, aproveite para fraternizar e estimular o diálogo com os menores!
E se você tiver outras sugestões de brincadeiras, não esqueça de deixá-las nos comentários!