Como identificar sinais de que seus filhos estão sofrendo Bullying? Como identificar sinais de que seus filhos estão sofrendo Bullying?

Como identificar sinais de que seus filhos estão sofrendo Bullying?

4 minutos para ler

Apesar de o termo ser relativamente novo, o bullying é um tipo de violência sofrida por crianças e adolescentes há muitas gerações. Os terrorismos físicos e psicológicos feitos com essas pessoas, no período em que estão formando sua personalidade e caráter, podem ter sérias consequências para o resto da vida se não receberem a devida atenção. Por isso, é muito importante que os pais fiquem de olho nos sinais de bullying que as crianças podem apresentar.

Para ajudar os pais na missão de identificar se seus filhos sofrem esse tipo de violência, listaremos abaixo alguns sinais comuns entre as vítimas de bullying. Fique de olho!

1. Eles se isolam

Uma característica comum de quem sofre esse tipo de agressão é o isolamento social, tanto dos amigos, quanto dos pais. A criança ou adolescente não se sente bem em compartilhar nada com ninguém e passa a ficar mais calada e introspectiva do que o normal.

2. Ficam agressivos ou reativos demais

Mesmo mais quieta, a vítima de bullying acaba ficando mais reativa com os pais, onde vê certo porto seguro para depositar suas mágoas. Por isso, ela pode apresentar mais irritabilidade e potencializar sentimentos em algumas situações.

3. Têm crises nervosas no dia antes de ir para a escola

Seja na escola ou em qualquer outro lugar onde acontece a agressão, a vítima sempre fica estressada e ansiosa no dia anterior. No domingo, por exemplo, é comum que a criança apresente mais irritabilidade e até sintomas físicos, como dores na barriga e cabeça e vômitos.

4. Perdem o apetite e têm mudanças repentinas de humor

Se a criança ou o adolescente está comendo menos do que o normal, comece a ficar de olho em outros sinais que podem indicar o bullying.

O quadro depressivo que se desenvolve em quem sofre esse tipo de violência pode tirar o apetite e causar mudanças repentinas de humor: a pessoa vai de um momento feliz para um de melancolia em pouco tempo, frequentemente.

5. Escondem o corpo para que os hematomas não apareçam

A violência psicológica deixa marcas tanto quanto as agressões físicas. Porém, essa última pode deixar hematomas visíveis. Temendo a reação dos pais e dos professores, a vítima de bullying tende a esconder tais sinais da agressão.

Muitas vezes isso acontece por medo de ser considerada uma pessoa “fraca” e até por receio de sofrer represálias dos agressores, que normalmente ameaçam suas vítimas para que não sejam denunciados.

A dica, nesses casos, é sempre ficar de olho se seu filho sempre opta por calças compridas e camisetas de mangas longas, mesmo no calor. Se isso acontece, peça a ele com gentileza para ver o que está acontecendo e deixe-o à vontade para conversar sobre o assunto.

As vítimas de agressões desse tipo acabam ficando muito resistentes a conversar com quem quer que seja sobre o que estão passando. Por isso, ficar atento aos sinais de bullying pode ser uma maneira de ajudar seu filho a lidar com a situação.

Caso você esteja passando por isso, consulte um psicólogo, dê muito apoio ao seu filho e sempre o deixe confortável para dividir suas dores e sentimentos com você. O amor e o cuidado profissional nesses momentos são imprescindíveis.

Gostou do texto de hoje? Siga nossa página no Facebook e fique sempre por dentro de nossas novidades!

Posts relacionados

2 thoughts on “Como identificar sinais de que seus filhos estão sofrendo Bullying?

Deixe um comentário