As crianças costumam correr e brincar bastante, principalmente a se desafiarem e subir em alguns locais perigosos. Consequentemente, é difícil livrá-las de vários acidentes ou quedas. Além disso, o peso da cabeça corresponde a um terço do peso corporal, por isso elas perdem o equilíbrio com facilidade na primeira infância.
Pode ser considerado um traumatismo craniano se a criança bateu a cabeça, por exemplo. Porém o que muda é o grau, como leve, moderado e grave. A boa notícia é que geralmente os traumatismos são leves, mas ainda é inevitável que os pais não se preocupem.
Existem cuidados imediatos para se tomar e evitar complicações. Veja a seguir!
Acalme a criança
Quando a criança bateu a cabeça, a primeira reação é choro. Por isso, os pais devem ter agilidade para acalmar o filho, enquanto observam o local atingido. No entanto, independentemente do grau de gravidade, os adultos não podem entrar em pânico junto com a criança.
Mantenha a voz baixa, calma e converse para tranquilizar o pequeno e também deixe-o falar. Se no primeiro momento percebeu que não foi nada grave, acolha a criança para que ela sinta conforto até a dor passar.
Observe por 24 horas
Algumas batidas podem ser leves e outras não, mas tem todo caso, observe a criança e o local batido. Pode acontecer de ter inchaços e até formar hematomas nos primeiras horas, por isso monitore a evolução e a regressão do traumatismo por pelo menos 1 dia. Há quem diga que o filho não possa dormir dentro desse período.
Com a sonolência a criança pode dormir um pouco e isso ajudará em alguns casos. O que não recomenda-se é seguido do acidente o pequeno dormir por três horas. Afinal, as 24 horas após o ocorrido são importantes, pois será preciso atenção redobrada com o filho, como o sono, comportamento diferente, irritabilidade e outros sintomas.
Faça compressa fria
Fazer uma compressa fria com água é a melhor opção, caso a batida não tenha gerado problemas maiores que precise de mais urgência. A compressa é para ajudar no controle da dor, evitar o inchaço e diminuir o hematoma do local. Vocês podem usar esse método no ato do acidente ou até nos próximos dias.
Evite usar receitas caseiras, como passar pasta de dente no hematoma. Geralmente essas crenças não tem comprovação de resultado, e as vezes, podem até piorar a situação. Porém, o uso de pomadas específicas para esse tipo de lesão, como a hirudoid pode usar e ajudar na recuperação.
Procure ajuda médica
Infelizmente, alguns traumatismos podem ser moderados ou graves, e nesses casos, não há dúvidas sobre procurar um médico. Qualquer alteração na criança deve ser considerada. Observe se há:
- alteração no comportamento: mais agitada ou irritada, falta de ânimo;
- vômitos: imediatamente ou horas após;
- perda de consciência, fala ou movimento;
- dificuldade ao caminhar ou mexer um ou dois braços/pernas;
- choro inconsolável;
- mudança na respiração: lenta ou ofegante;
- olhos roxos;
- outros sintomas que considerar anormal do seu filho.
Por fim, se a sua criança bateu a cabeça tome os devidos cuidados imediatos e tente evitar novos acidentes ou quedas. Algumas prevenções podem ser, como não deixar sozinhos os pequenos em cadeiras de alimentação, bebê conforto em cima de mesas, berços sem a proteção adequada, criança em cima da cama sem supervisão, usar capacete em esportes e entre outras situações do dia a dia.
Gostou deste conteúdo? Então aproveite para compartilhar este texto nas redes sociais para que mais pessoas possam ler.